28 de novembro, de 2017 | 16:01

'O homem é um provedor, então ele acha que só cuida e não precisa de cuidados'

Seja por hábitos alimentares ou pelo envelhecimento da população, os casos de câncer de próstata aumentam no Brasil e também no Vale do Aço

Divulgação
Público formado por aposentados e funcionários da AAPI foi acompanhar palestra de encerramento do Novembro Azul Público formado por aposentados e funcionários da AAPI foi acompanhar palestra de encerramento do Novembro Azul
O médico oncologista Luciano de Souza Viana, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, fez palestra nesta terça-feira (28) no Recanto dos Pioneiros para fechar o “Novembro Azul” da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI). O evento, voltado para funcionários da associação, foi aberto pelo presidente da entidade, Edízio Simplício Netto.

Seja por hábitos alimentares ou pelo envelhecimento da população, os casos de câncer de próstata aumentam no Brasil e também no Vale do Aço, daí a importância das campanhas de conscientização. De acordo com o especialista, o fato de o homem “achar que está imune” a essa realidade e se comportar como um “super-herói” ainda é uma dificuldade no combate à doença. “O homem é um provedor, então ele acha que só cuida e não precisa de cuidados”, ressaltou.

O médico explicou sobre as formas de detecção da doença com destaque para o exame de PSA (Prostate-Specific Antigens), antígenos específicos da próstata (em português), que também são muito eficazes. Além da amostra de sangue que deve ser feita no início das investigações médicas, o toque retal continua sendo recomendado embora cercado de muitos preconceitos.

O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Em situação de variação até 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. A taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade. Fora que alguns casos de câncer sequer apresentam alterações significativas nos níveis da molécula. Em outras palavras, a interpretação do resultado deve ser individualizada.

Periodicidade

Luciano Viana explicou que o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomendam que o exame de PSA seja utilizado para rastreamento populacional do câncer de próstata. Isso porque, às vezes, acusa um câncer maligno que, na verdade, não está lá. Ou apenas detecta quadros benignos, que não exigiriam biópsias agressivas na sequência.

Divulgação
Luciano Viana encerrou a programação do Novembro Azul e alertou para o crescimento do número de casos de câncer de próstata Luciano Viana encerrou a programação do Novembro Azul e alertou para o crescimento do número de casos de câncer de próstata
Agora, isso não quer dizer que esse teste deve ser desconsiderado, pelo contrário. O que se preconiza é consultar um médico para que ele determine a necessidade de se fazer o exame (e a regularidade) de acordo com particularidades de cada paciente.

Indivíduos com histórico familiar de tumores na próstata, por exemplo, começam a ser monitorados geralmente a partir dos 40 anos. Homens negros, via de regra, também merecem atenção especial.

Idade

Sobre a idade como fator de risco, o médico alertou que nem sempre essa tese pode ser sustentada. “Um idoso em seu quadro clínico é diferente do outro”, avisou, em referência ao fato de muitos pacientes com maior idade serem mais saudáveis que os adultos mais jovens. Os fatores de risco para o câncer, são: Tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcóolicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Luciano Viana encerrou a palestra respondendo perguntas de colaboradores e associados da AAPI. O vice-presidente da associação, Elias Caetano Ferreira, chamou a atenção para a necessidade de o homem se cuidar mais e buscar condições para viver tanto quanto as mulheres: “O maior exemplo aqui na associação é o nosso presidente Simplício Netto, com 82 anos, ainda vai muito longe, justamente porque se cuida com ações preventivas de saúde”, concluiu o dirigente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário