27 de novembro, de 2017 | 13:54

O Boneco de Neve copia o pior da televisão

Daniel Bydlowski *


Produtores de O Boneco de Neve, filme baseado no livro homônimo do escritor Norueguês Jo Nesbø em 2017, pareciam ter em mente o mesmo sucesso de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, que também foi baseado em um escritor nórdico. Porém, o bom resultado do livro O Boneco de Neve está muito longe das telonas.

A falta de qualidade do filme apareceu antes mesmo que o público pudesse formar sua própria opinião. Desesperado com a opinião da crítica, o próprio diretor do filme, Tomas Alfredson, previu uma rejeição da mesma e disse que o filme não está completo pois não teve tempo suficiente de filmar tudo na Noruega, além de descobrir que havia outros elementos faltando quando o processo de edição começou. Esse tipo de filmagem apressada lembra muito o que acontece com shows de televisão, onde o orçamento baixo e a necessidade de apresentar algo rápido fazem com que o resultado esteja aquém do esperado.

As cenas parecem começar no meio e terminar antes do fim. Assim, nesta obra de suspense, não é nenhuma surpresa então que o filme desagrada tanto. As belas paisagens da Noruega e uma fotografia bonita não conseguem esconder a falta de estrutura e expectativa no filme, que conta a história de um psicopata que se denomina Boneco de Neve e tem como alvo jovens mães, uma ideia que poderia dar arrepios por si só, mas que falha na falta de estrutura do enredo.

Porém, não é somente o enredo que desanima. Os próprios personagens deixam a desejar. Se Harry Hole no livro é um detetive dissoluto, porém cheio de complexidade emocional – tanto ao seu trabalho, quanto em relação a sua vida amorosa – aqui o personagem (Michael Fassbender) parece ter problemas somente na superfície, tornando-se quase chato. Sua nova ajudante, Katrine Bratt (Rebecca Ferguson), parece nunca ter sua história completamente contada. Alguns personagens ainda são divertidos, como Rakel (Charlotte Gainsbourg), mas não conseguem carregar o filme inteiro.

Embora o resultado do filme não seja uma surpresa para o cinema (já houveram muitos filmes que falharam na telona), parece que aqui a falha é surpreendentemente similar aquelas da televisão. Tempos atrás, a TV copiava filmes de sucesso e os tornavam seriados clichês e sem muita estrutura, mas que eram assistidos por falta de conteúdo melhor. Com a chegada de serviços de vídeo streaming como Netflix, e com o barateamento de muitas produções por meio de equipamentos de cinema menos custosos, começaram a aparecer dezenas de obras dirigidas para a televisão e para a internet, boas e ruins.

Deixando de copiar filmes de cinema, seriados começaram a copiar outros seriados, muitas vezes somente contendo as partes mais extravagantes destes, e deixando de lado qualquer complexidade na narrativa. Embora não seja uma série, O Boneco de Neve parece pertencer a esta tendência. Com um estilo mais preocupado em mostrar belas imagens e mortes bizarras (também uma disposição de muitos programas de televisão atuais), o filme deixa de lado qualquer tentativa de explicar suas cenas, apenas mostrando os detalhes mais clichês e chocantes. Talvez seja a primeira vez que um longa tenha ficado tão parecido com aqueles seriados que eram somente assistidos como passatempo por falta de algo melhor. O problema é: agora, não há quem queira apenas passar o tempo no cinema.

* Cineasta brasileiro com Masters of Fine Arts pela University of Southern California e doutorando na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. É membro do Directors Guild of America. Trabalhou ao lado de grandes nomes da indústria cinematográfica como Mark Jonathan Harris e Marsha Kinder em projetos com temas sociais importantes. Seu filme NanoEden, primeiro longa em realidade virtual em 3D, estreia em breve.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário