
26 de novembro, de 2017 | 10:30
Loteamento Parques do Vale está sem autorização da administração de Caratinga
A reclamação foi trazida à redação por um comprador de imóvel no local que, ao iniciar uma construção no loteamento, teve o alvará negado
Alex Ferreira
Complexo imobiliário à margem da BR-458 prevê condomínio, bairros e área industrial e comercial

O empreendimento imobiliário Parques do Vale, situado entre o Aeroporto de Santana do Paraíso e a Lagoa Silvana, próximo à BR-458, está sem condições de expedir alvará de construção pela administração municipal de Caratinga. A reclamação foi trazida à redação por um comprador de imóvel no local que, ao iniciar uma construção no loteamento, teve o alvará negado. O Parques do Vale é um complexo urbanístico com área de cinco milhões de metros quadrados e capacidade para abrigar mais de 30 mil habitantes.
Procurado pela reportagem do Diário do Aço, por e-mail e por telefone, o empreendimento Parques do Vale respondeu que não iria se manifestar sobre esse assunto.
De acordo com o Decreto Nº 341/2017, publicado no dia 14 de setembro deste ano pela Prefeitura de Caratinga, existe um contrato entre o município e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que prevê o direito de executar e explorar com exclusividade os serviços públicos de abastecimento de água.
Considerando a cláusula oitava do contrato, o município se compromete a exigir para autorização de novos loteamentos a aprovação prévia da concessionária aos projetos de rede de água e esgoto sanitário da área a ser loteada”, informa.
Segundo o decreto, houve uma negativa da Copasa em assumir os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no empreendimento imobiliário. Desde o recebimento das obras, ocorrido em 3 de agosto de 2015, não houve prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no referido loteamento, ocasionando inúmeros transtornos, tanto para quem já construiu no empreendimento como para os adquirentes de lotes que pretendem iniciar obras de construção civil”, cita o documento.
Alex Ferreira
Segundo o decreto, houve uma negativa da Copasa em assumir os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no empreendimento imobiliário

O decreto ainda alerta que a expedição do Termo de Verificação de Obras (TVO), feita no dia 3 de agosto de 2015 para o loteamento Parques do Vale, não tinha a expedição do Termo de Regularidade de Obras, que é expedido pela Copasa.
Com isso, o decreto informa que a administração de Caratinga não autoriza a edificação dos lotes do Parque dos Vales. Fica o Departamento de Planejamento Urbano proibido de aprovar alvará de construção nos loteamentos das Glebas A, B, C, D e E”, conclui o decreto.
Esclarecimento
Por meio de uma nota enviada ao Diário do Aço a administração de Caratinga se pronunciou sobre esse caso. Algumas ações cometidas em anos anteriores colocaram o loteamento na atual situação irregular. Também está em análise a negativa da Copasa em assumir os serviços de abastecimento de água no empreendimento citado. Por esse motivo, o município entendeu ser melhor não fornecer alvará de construção no local até que a situação seja normalizada”, afirma a nota oficial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
007 Imoveis Leilao
16 de abril, 2025 | 16:05Prezados boa tarde, estou com alguns lotes de leilao da CAIXA e tudo indica que são nesse condominio, se alguem que ja possui lote puder me contatar, agradeço, pois tenho um investidor interessado porem precisamos levantar mais informações locais. São 9 lotes que são de propriedade da CAIXA.
https://listaleilaocaixa.com.br/imoveis-leilao-caixa/mg-caratinga-caratinga-caratinga
Meu WhatsApp 11 96661-3285”
Elcimar
01 de dezembro, 2024 | 19:00a prefeitura de caratinga nao investe e nao da assistencia aos donos de lotes do loteamento parque do vale , parque do rio doce . mas cobra o iptu todo ano . um descaso com os moradores da regiao”
Leandro Chiavegatto Martins
11 de agosto, 2023 | 21:45Parques do Vale é um local bonito que vai crescer muito, só não entendo por que ainda continua pertencendo a Caratinga. O prefeito não investe na região, poucas melhorias, lamentável, local nobre ao lado de Ipatinga. Espero que os proprietários invistam no local, eu já garanti o meu pedaço de terra lá, muito satisfeito! Estou no grupo da Associação dos Compradores, a União faz a Força ?! Abraço”
Sávio
11 de agosto, 2023 | 20:55Engano seu os lotes tem donos sim inclusive alguns já registrado!”
Jump
11 de agosto, 2023 | 20:49Engano seu os lotes tem donos sim é alguns já registrado”
Jose Tadeu
11 de agosto, 2023 | 14:56Estamos criando uma associação das pessoas que tem lote lá. Seria interessante o jornal fazer uma nova reportagem, tendo em vista que estão vendendo lotes novamente agora em 2023. Fica a dica!”
Wildes G. Martins
01 de julho, 2022 | 17:28Vamos criar um Grupo no Whatszap para brigarmos pela nossa causa.
31-988020640
façam contato para formar um grupo”
Wildes G. Martins
01 de julho, 2022 | 16:30Quem fala que o Loteamento não tem dono, não sabe nada sobre o assunto. Comprei 2 Lotes de 500 m² cada na área Comercial , pensando no futuro colocar um empreendimento comercial no local . falta apenas 4parcelas para quitar o investimento de 320 mil reais . A MASB , financeira que é a responsável pelo empreendimento , deveria se pronunciar sobre a Situação da utilização dos imóveis vendidos. há 2 dias atrás , estive no Local , fiquei bem decepcionado do que vi, um abandono, um matagal de um loteamento de alto valor e que fizer um Marketing enganador aos empresários da região .
Estou disposto a montar uma associação para tentarmos conseguir alguma coisa na Justiça conta estes empresários que enganaram pessoas de boa fé .”
Rodrigo Campos da Silva
16 de outubro, 2019 | 10:48Adquiri um lote na Gleba A, gostaria de entrar em contato com pessoas que adquiriram também para troca de informações. [email protected]”
Proprietário
29 de janeiro, 2019 | 23:51Falta de respeito esse acontecimento, falta união aos compradores, pois ninguém faz um abaixo assinado ou coisa parecida pra procurar os direitos coletivamente!”
[email protected]
14 de novembro, 2018 | 15:43Prefeitura de Caratinga? Acho que uma das piores se eles não tem competência passa para Ipatinga, o mesmo deveria acontecer com residencial Porto seguro não temos posto de saúde, as ruas estão precárias o bairro nunca e povoado da maneira que precisa e uma vergonha ter que deslocar pra outra cidade para consultar e contar mentira que mora na tal cidade e ainda consegui comprovante de residência esse povo não faz nada pois o povo tem que agir invadir aquele loteamento os mesmos que compraram ou juntar os dois bairros e protestar. Saco cheio cadê você prefeito que não faz nada.”
Leitor
27 de novembro, 2017 | 18:06Inicialmente, a empreendedora Parques do Vale tem que tomar as medidas cabíveis junto à Prefeitura de Caratinga para a solução do caso.
Talvez seja interessante que os proprietários dos lotes do empreendimento constituam uma associação para acompanhar e diligenciar junto à empresa e à administração do município para acelerar as tratativas, se assim já não o fizeram.
É inadmissível que os proprietários dos imóveis não sejam permitidos a construir nos lotes de suas propriedades.
Quanto ao comentário do Sr. Jeremias Farias, entendo que ninguém pode tomar posse daquilo que não lhe pertence, salvo nas situações de aluguel, empréstimo, etc, ora previstas em lei, em que há manifestação de vontade das partes neste sentido.
Ademais, o empreendimento é privado, tem donos sim. Existe uma história de trabalho e esforço em cada lote adquirido, tanto pelos que já quitaram o(s) imóvel(is) quanto para os que optaram pelos financiamentos e continuam trabalhando para quitá-los.
Torço para que o imbróglio seja solucionado o quanto antes e os proprietários dos imóveis possam edificar suas construções e o Parques do Vale, empreendimento tão bem elaborado e em excelente localização, seja, de fato, uma realidade para o Vale do Aço.”
Sacapó
27 de novembro, 2017 | 07:41O loteamento, foi lançado na época da petrolavalento.
De onde saiu a dinheirama? Se a policia federal interessar,
vai sobrar para algum político.”
Jeremias Pinheiro Farias
26 de novembro, 2017 | 13:34o certo mesmo e a população que mora de aluguel e área de risco invadir aquilo, ali foi gasto milhões e nada ,não tem beneficio pra ninguém, o povo e muito bobo si foce em uma favela tava todo mundo colocando um barraco de lona la, agora este loteamento ta pronto para ser invadido e so fazer fossa e fura poço simples, não tem dono mesmo. ou tem?”