25 de novembro, de 2017 | 09:25

Motorista que estourar limite de 20 pontos perderá CNH por 6 meses

Quando a pontuação é alcançada, o infrator é notificado pelo Detran para ser informado sobre a instauração do processo

Wôlmer Ezequiel
Motorista que somar os 20 pontos terá a habilitação suspensa por seis meses e terá que pagar para recuperá-laMotorista que somar os 20 pontos terá a habilitação suspensa por seis meses e terá que pagar para recuperá-la
O motorista que atingir 20 pontos em multas de trânsito perderá a Carteira Nacional de Habilitação (CHN), agora pelo prazo de seis meses. A regra entrou em vigor neste mês. Antes, o limite mínimo era de apenas um mês. A punição vale para motoristas que atingem o limite da pontuação no intervalo de 12 meses. Quando a pontuação é alcançada, o infrator é notificado pelo Detran para ser informado sobre a instauração do processo. O condutor precisa ir até um posto do departamento de trânsito e entregar o documento, que será devolvido só após o prazo de suspensão expirar. O motorista terá ainda de apresentar um certificado de conclusão de um curso de reciclagem. De acordo com o artigo 307 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), violar a suspensão ou a cassação da CNH é crime, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano. Portanto, quem for apanhado dirigindo dentro do prazo de suspensão responderá a processo criminal.

Recuperar o direito de dirigir não vai sair de graça, alerta o despachante José Geraldo Pereira, ao falar à reportagem do Diário do Aço sobre a mudança na Lei Federal nº 13.281, que promoveu alterações no CTB. O profissional ipatinguense esclareceu alguns pontos da nova regra.

A mudança foi feita no dia 1º novembro de 2016, porém, entrou em vigor apenas um ano depois, no dia 1º de novembro deste ano. “Antigamente, o motorista, ao completar os 20 pontos, sofria um processo administrativo, mas agora não. Quem completar 20 pontos, dentro do prazo de um ano, tem a cassação imediata da habilitação durante seis meses”, reitera.

Conforme o despachante, se o motorista reincidir nas infrações e obtiver mais 20 pontos na habilitação, ele terá uma penalidade maior do que na primeira vez. “Nos casos de reincidentes, tem a apreensão da carteira por oito meses e não pode ultrapassar o período total de 24 meses. Então, é uma coisa muito séria, as pessoas estão levando na brincadeira, tomando pontuação de estacionamento, dirigindo com o celular na mão e outras coisas que poderiam ser facilmente evitadas”, ressalta.

José Geraldo também alerta sobre a facilidade com a qual o motorista pode atingir os 20 pontos. “Se a pessoa não ficar esperta, essa pontuação pode crescer muito rápido. Uma falta de cinto de segurança ou pneu careca dá uma pontuação muito grande, que a pessoa nem considera no momento, mas toma uma multa sem cinto, outra por falar ao celular, outra por excesso de velocidade e, quando vai ver, já atingiu os 20 pontos e tem a carteira suspensa”, salienta.

Profissionais

Em relação às pessoas que precisam da habilitação para trabalhar ao longo da semana, o despachante alerta para a necessidade de uma atenção maior, já que dependem da habilitação para assegurar rendimentos. “A lei está aí para ser cumprida. Quem é profissional e precisa da carteira para trabalhar, vai ficar em uma situação difícil. Também já está em vigor, há mais de um ano, a lei do exame toxicológico, ao qual os motoristas da categoria C, D e E precisam se submeter. Se constar alguma coisa, ele também não pode renovar. Esse exame acusa o uso de substâncias ilícitas nos últimos seis meses”, explica.

Processos

Wôlmer Ezequiel
José Geraldo alerta para pontos da lei que aumentam prazo de suspensão da carteiraJosé Geraldo alerta para pontos da lei que aumentam prazo de suspensão da carteira
José Geraldo também detalhou o procedimento que precisa ser feito, em caso de suspensão da carteira. Os condutores com carteira suspensa já começaram a buscar o seu escritório em busca de recursos. “Já estamos no fim de novembro e já fui procurado por oito pessoas que já estão com a pontuação estourada e começaram a se preocupar. Quem ultrapassar os 20 pontos tem que fazer o processo administrativo, tem a carteira apreendida e tem que fazer um curso de reciclagem, com duração de 30 horas, dependendo da gravidade da pontuação”, conta.

Caso a pessoa seja reprovada, o despachante afirma que o cidadão terá que fazer a prova mais uma vez. “Se tomar pau duas vezes na prova de reciclagem do Detran, tem que fazer de novo as aulas na autoescola e passar na prova para ter a habilitação de volta”, ressalta.

Custo

O condutor que chegar a situação de ter a carteira suspensa pode preparar o bolso. Recuperar o documento não será tão fácil e barato para algumas pessoas, alerta José Geraldo: “Em torno desse processo administrativo, um curso de reciclagem, e dependendo se aprovado ou não, o motorista deve gastar cerca de R$ 2 mil. Infelizmente, apenas quando dói no bolso da pessoa é que a responsabilidade começa a crescer”, destaca.

Irresponsabilidade

Para José Geraldo, o motivo de muitas pessoas sofrerem com a perda de habilitação e multas, não é porque têm pouco conhecimento sobre as leis, mas sim por falta de responsabilidade. “Na realidade, só não sabe aquele que não quer se informar. Já foi divulgado pela imprensa e quase todo mundo tem acesso à informação hoje em dia. Muitos são relaxados em relação às mudanças nas leis de trânsito. O maior motivo hoje da perda de habilitação, gerada em multas por infrações no trânsito, é por falta de responsabilidade mesmo”, enfatiza o despachante.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wanderson

26 de novembro, 2017 | 00:40

“Infelizmente esse brasil e uma vergonha, mais um jeito arrumado pra poder tirar dinheiro do povo, não entendo como ninguém suspende aqueles políticos que roubou milhões, que constituição faz tanta leis e n aplica a todos! brasil um lugar sem lei........”

Envie seu Comentário