Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de novembro, de 2017 | 10:40

Nutrição esportiva, o que você precisa saber?

Divulgação
A nutricionista Lorena RodriguesA nutricionista Lorena Rodrigues
A nutrição esportiva é uma especialidade que visa beneficiar não só os atletas, mas também aos praticantes de atividade física quanto ao seu desempenho e saúde. Para a nutricionista Lorena Rodrigues, essa área vem sendo cada vez mais procurada e conta com alguns desafios.

“Não é uma área simples de se trabalhar, o público é muito exigente e o profissional deve ter muito estudo e atualização no dia a dia, para que na prática clínica a teoria seja aplicada com embasamento científico, de modo seguro e eficaz”, afirma a nutricionista.

Uma alimentação individualizada para atletas e/ou praticantes de atividade física é capaz de melhorar o desempenho, a formação de energia e promover uma melhor recuperação muscular, preparando o paciente para a próxima sessão de treinamento, evitando prejuízos ao seu rendimento e à saúde.

É muito importante que o paciente/atleta esteja ciente de que a sua alimentação implica diretamente em seus esforços e resultados.

Divulgação
E vale lembrar que, para se alcançar o sucesso, vários fatores são avaliados, levando em consideração a individualidade de cada um tanto quanto as suas necessidades energéticas, funcionamento do sistema digestivo, imune e hormonal, entre outros.

Não existe fórmula pronta, e quando tratamos de nutrição, sempre devemos prezar pela individualidade.

“Neste tipo de acompanhamento, conseguimos manter um bom estado nutricional com uma composição corporal ideal (peso, massa muscular e percentual de gordura), e também bons níveis de compostos bioativos, macro e micronutrientes, tendo uma ação benéfica direta na imunidade, inflamação (induzida pela atividade física intensa) e redução do risco da ocorrência de lesões”, ressalta.

Uma avaliação cautelosa é feita de maneira individual com cada paciente, para que se defina a necessidade da utilização de recursos ergogênicos e também um cálculo definindo as quantidades de macronutrientes (lipídeos, proteínas e carboidratos - simples/complexos) a ser ingerida ao longo do dia, inclusive a definição dos momentos específicos para inseri-los.

“Infelizmente, alguns erros são percebidos durante a prática clínica, tais como a utilização de recursos ergogênicos (suplemento) sem a orientação de um profissional capacitado ou sem ajustes na alimentação, além do consumo exagerado de alimentos ricos em proteína por praticantes de musculação”, finaliza Lorena Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário