11 de novembro, de 2017 | 09:16
Vereador critica DNIT por instalação de quebra-molas na BR-458
Conforme o parlamentar, os técnicos do órgão, provavelmente, observaram os critérios para essa instalação, porém, ele critica veementemente a iniciativa
Na condição de presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara de Ipatinga, o vereador Jadson Heleno (SD) esteve na avenida Cláudio Moura trecho urbano da BR-458, para avaliar de perto a instalação de um quebra-molas nas proximidades do bairro Novo Cruzeiro.Segundo o vereador, a intervenção no local foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável pela via. A implantação de quebra-molas tem regulamentação específica no Código de Trânsito Brasileiro. Conforme o parlamentar, os técnicos do órgão, provavelmente, observaram os critérios para essa instalação, porém, ele critica veementemente a iniciativa.
Na condição de presidente da comissão municipal que fiscaliza e atua nas questões ligadas ao transporte e trânsito da cidade, Jadson Heleno afirma estar incomodado. Ele acrescenta que, inclusive, existem rumores segundo os quais o principal critério para instalação do quebra-molas no local foi político.
O que não é admissível, pois, tenta reduzir uma das 15 cidades mais importantes de Minas a uma província, a partir de uma solução medíocre e pouco inteligente, que prejudicou a mobilidade urbana de Ipatinga, em vez de melhora-la”, criticou Heleno.
O vereador procurou o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves, para obter esclarecimentos quanto aos critérios que foram adotados na implantação do quebra-molas. Fui à prefeitura me informar melhor e fiquei surpreso com a resposta do secretário, pois o DNIT não dialogou com o município para fazer a referida intervenção, o que na prática, além de autoritário, foi deselegante”, disse.
Jadson salienta que a prefeitura esboçou uma alternativa de engenharia de trânsito, de baixo custo, e que uma vez implantada, resolve o problema de forma inteligente. Nesse local, ocorreram 38 acidentes em 2016, em 2017 a média foi mantida. No entanto, em menos de 15 dias, após a implantação do quebra-molas, o índice cresceu, o que prova que a medida foi no mínimo imprópria, para não dizer provinciana”, criticou.
Inconformado, o vereador decidiu apresentar uma moção de repúdio à direção do DNIT, que, para ele, não deveria ter causado tal dano aos motoristas de Ipatinga e região. Procurado no fim da tarde de sexta-feira, o Dnit não respondeu sobre o caso e deverá se pronunciar nesta segunda-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joaõ Paulo
13 de novembro, 2017 | 08:49a conclusaõ e que o povo ta sempre reclamando,e so o dnit colocar um redutor de velocidade com pardal naquelear local.quem naõ respeitar sente no bolso.essa turma de motoristas ignorantes que tem nesse ipatinga que naõ respeitam nada .nas faixas de pedestres fingem ke naõ estaõ vendo os pedestres.agora sr vereador vai caçar o que fazer pq no bairro limoeiro o transito ta uma bosta,na avenida parece pista de formula 1.motoqueiros e motoristas transitam parecendo br.pq vc não faz uma visita naquela regiaõ .talvez la mereça uns quebra molas .pois os moradores do bairro limoeiro estão indignados com vcs vereadores que so aparecem em epoca de eleição,depois somem.tomam vergonha na cara e façam pelo menos o arroz com feijão.pois ja chamaram a inter tv para visitar o bairro e fazerem uma divulgação na midia.pois ta uma vergonha.”
Guilherme Soares
12 de novembro, 2017 | 13:23Não vou criticar dnit e nem vereador, não se pode acusar quebra molas ou sua falta por causar acidentes, o único culpado desses são exclusivamente os motoristas, em toda a extensão das Br's que cortam a cidade, tem sinalização de limite de velocidade 60km/h, porque ocorrem acidentes graves então, com veículos a mais de 100km/h? Brasileiro é assim mesmo, não respeita as normas. Mas de toda forma, um quebra mola na BR não é uma solução adequada, naquele local tem muito espaço para se fazer uma obra bem feita e de resultado eficiente e pior que a instalação do quebra molas na BR, só o semáfaro na Av. Monteiro Lobato com Rua Milton Campos no Cidade Nobre. Que horror!!!!”
Leislier Goncalves Carvalho
12 de novembro, 2017 | 11:52Naquele trecho ali nao deveria ter soum quebra molas e sim mais ...pra quem precisa acessar a via saindo da usina ou fazendo um retorno fica parado muito tempo..se ta ruim o quebra molas q o senhor parlamentar melhore a condicao ali.coisa q acho pouco provavel acontecer....so ta reclamando porque o dnit pois uma faixa com o nome do dnit e nao dele....”
Felipe
12 de novembro, 2017 | 10:12O que tá causando acidentes não é o quebra molas, mas sim os péssimos motoristas que tem nessa cidade de ipatinga (Vale do aço todo né).
Aqui a faixa da direita anda mais rápido que a da esquerda.
Tem gente que retrovisor pra ele só serve pra arrumar o cabelo ou passar batom.
O que tem de acidentes evitados por conta de um dos motoristas ser mais esperto e observar a navalhada do outro não tá escrito.
Quebra molas só existe em locais onde os motoristas não respeitam a legislação de trânsito, dai tem que colocar uma coleira” nele. Isso aqui é Brasil, Ipatinga representa bem o resto do Brasil. Agora me vem um vereador criticar uma obra que visa evitar um acidente de quem vem a mais de 100km/h e atinge um outro veículo (via de regra na porta do carona, lateral), com acidentes que estão ocorrendo de colisões na traseira por falta de atenção? Cheio de placas indicando?
Esse tipo de acidente ocorre todos os dias em semáforos de ipatinga e qual é o motivo? Voaçao dos motoristas, falta de atenção.
Quem causa acidente não é semáforo, quebra molas...é motorista! É falta de atenção.
Vai fiscalizar o por que de todos os anos a prefeitura gastar rios de dinheiro em operações tapa buracos ao invés de fazer um serviço digno de recuperação da malha viária com o objetivos de se evitar essa perda de dinheiro público que ocorre todo ano.
Tem gente que chega novembro fica fazendo dança da chuva para o asfalto quebrar todo...”
Marcelo
12 de novembro, 2017 | 08:37Uma aberração, um retrocesso imenso, atestado de falta de inteligencia e vontade de andar pra frente...bem vindos à roça!!!!”
José Neto
12 de novembro, 2017 | 00:54Já que o tal parlamentsr está incomodado, aproveita o sentimento e faz um serviço melhor nas vias de Ipatinga que todo fim de ano fica uma enorme afronta ao cidadão que paga todos os impostos em dia!
Mal iniciou as chuvas e já tá começando a aparecer os buracos.
Engraçado que todo ano estraga. O que nos faz pensar que esse reparo que é feio sempre em janeiro não passa de uma jogada pra que empresas e prefeitura garantam mais desvios de verbas em obras mal feitas e superfaturadas.”
Rodrigo
12 de novembro, 2017 | 00:52Dnit joga dinheiro fora!!
Quero ver os veículos de emergência Samu, Bombeiros e ambulâncias quando tiverem socorrendo pessoas em estado grave vítimas de acidentes. Não tem como admitir em pleno século 21 utilizar um método que já se tornou ultrapassado. Poderia colocar um controle de velocidade a 50 km que não iria atrapalhar os veículos de emergência.”
Josina
12 de novembro, 2017 | 00:46Fui vítima desse crime que o Dnit cometeu, reduzi a velocidade do meu carro e acabei sendo atingindo pelo veículo que vinha bem atrás. Quero saber se o Dnit vai me ressarcir? Sem falar que foi um dinheiro jogado fora pois a 250 metros a frente temos um outro retorno idêntico a esse. Porque o Dnit não fez outro quebra Mola então?”
Jane
12 de novembro, 2017 | 00:38Até que enfim alguém falou algo dessa aberração que fizeram na 458.
Isso mostra que o Dnit é um órgão totalmente ultrapassado, que serve só para abrigar apadrinhados.
Tem que retirar urgente esse quebra Mola!!”
Marcio
12 de novembro, 2017 | 00:21Tinha que prender quem fez esse quebra mola na Br 458. Isso é um cri-me. Além de não resolver nada tem causado mais acidentes e lentidão. Até que enfim alguém tomou uma atitude. Não conheço o vereador mas está de parabéns.”
Marcelo
12 de novembro, 2017 | 00:18Esse vereador só quer aparecer. O trânsito melhorou naquele local. Esse vereador so faz aquilo que o prefeito pede. Parabéns ao Denit. Não perguntou ao vereador aí ele não gostou.”
João Paulo
11 de novembro, 2017 | 21:41Devia também analisar a cagada q ele fez com a implantação do sinal no Cidade Nobre. Reclamar dos outros pra aparecer é fácil, quero ver é fazer direito.”
Raul
11 de novembro, 2017 | 19:14A culpa nao é do Dnit e sim dos motoristas que não respeita a sinalização.Em sao Paulo o prefeito manda aumentar a velocidade na marginal Tietê é acusado de provocar acidentes(pode ser que haja razao devido o tumulto que é dirigir ali), aqui poe redutor pois os motoristas acham que a Av Claudio Moura ´não tem limites, a imprudencia é do DNIT?
Achei foi bom aquele redutor , quem nao acha é porque dirige sem perceber que há placas de sinalização e limites de velocidades no local.”
Anonimo
11 de novembro, 2017 | 14:04Bom além de provocar lentidão nos horários de pico, não só esse quebra molas como outros implantados na cidade atrapalhaço a mobilidade de veículos de urgência e emergência!
Há uma perda de tempo considerável no deslocamento de ambulâncias se estiver socorrendo e levando para o hospital Márcio Cunha por exemplo.
A atual administração gosta mesmo de um quebra molas e de rotatórias, qual a necessidade de uma rotatória ali no Ideal perto da consul?”
Pedro
11 de novembro, 2017 | 13:28Parabéns pela iniciativa nobre vereador... Acho que não fizeram estudo algum para a instalação do quebra molas e se fizeram, deveriam ter optado por outra forma de minimizar a alta velocidade.Poderiam ter usado sinalizadores na pavimentação e barreiras eletronicas visíveis e bem sinalizadas.A intervenção em area urbana pelo DNIT sem comunicação ao Município afronta às competências dos órgãos.Mesmo que o convênio desse trecho seja do DNIT, deveria ter oficiado a prefeitura.Isso é totalmente deselegante,concordo com Jadson.”