01 de novembro, de 2017 | 16:23

Negócios à vista na BH à porter

Bloco de Moda com Wagner Penna

Leca Novo/Divulgação
O estilo descontraído e chique da LiliiO estilo descontraído e chique da Lilii
BH À PORTER
O BH à Porter acontece em Belo Horizonte até 1º de novembro. Organizado pela Cooperativa dos Consultores em Negócios de Moda de Minas Gerais (Coopermoda), o evento atrai 120 lojistas de diversos estados brasileiros para uma rodada de negócios e os leva para visitar fábricas e showrooms na capital mineira.

Os visitantes fazem um tour pelas marcas participantes, acompanhados de consultores profissionais especializados em atendimento. Na última edição, no primeiro semestre de 2017, vieram compradores de 16 estados, e que resultou em negócios de aproximadamente R$ 3 milhões.

A expectativa é ampliar em R$ 500 mil o volume de vendas nesta temporada, na qual são esperados 300 lojistas.

PELES
A utilização de peles falsas nas grandes coleções já não é fato novo. Mas a adesão de marcas top de linha nessa luta pela preservação dos animais chegou, agora, à italiana Gucci.

Tudo para atender à nova geração – a dos chamados millennials, que não passam dos 30 anos -, que quer estilo novo não só nas roupas, mas também na maneira de enxergar a moda. Ou seja, saber de onde vem, como vem, como é criada, o que tem na matéria-prima e por aí afora.

Assim, usar pele autêntica, nem pensar. Por isso mesmo, o estilista da marca, Alessandro Michele, que é o queridinho dessa turminha, convenceu a Gucci a abandonar as peles reais, inclusive se tornando membro da Fur Free Alliance. Dizem que Calvin Klein, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger e Armani também já entraram nessa onda. Amém.

FRIENDLY
Em tempos de politicamente correto, a moda cada vez mais se engaja em campanhas bacanas. Uma delas vem da prestigiosa marca norte-americana Tommy Hilfiger, que anunciou lançamento de roupas apropriadas para pessoas com deficiência, que vão aparecer na coleção esportiva de 2018.

São 34 modelos para homens e 37 para mulheres. Mas o fato não é novidade: há pouco tempo o estilista mineiro Geraldo Lima Júnior (radicado em São Paulo), lançou uma coleção com a mesma pegada friendly.

A estilista Denise Gonçalves de Souza também já fez uma coleção - com 13 peças - adequada para as pessoas com deficiência, inclusive lançando o projeto ‘Inclua Essa Concepção’. Um grande avanço fashion.

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Divulgação/ACS Sindivest
Luciano Araújo se mantém na presidência do SindivestLuciano Araújo se mantém na presidência do Sindivest
VAIVÉM
* O Sindivest-MG elegeu a sua nova diretoria, encabeçada pelo empresário Luciano José de Araújo. Uma composição harmoniosa da chapa, com renovação em algumas funções, garante mais um período de boas ações à frente da moda mineira. Além de proprietário da mais importante confecção de uniformes de Minas Gerais, a Provest, sediada em Ipatinga, ele é presidente da Fiemg Regional Vale do Aço. ***

* A marca mineira PatBo comemorou a sua nova parceria com a rede C&A, em lançamento de coleção verão onde se sobressaem muitas estampas e bastante colorido. O lançamento foi em São Paulo, com presença da Patricia Bonaldi e convidadas Vips. ***

* O mês de outubro teve outra feira de moda, além da Minas Trend. Foi a Veste Rio, realizada pelo caderno ELA (do jornal O Globo) e a revista Vogue. De Minas Gerais, foram algumas marcas de prestígio. ***

* O assunto da semana no mundo da moda foi a acusação de uma marca colombiana indicando que a grife Skazi teria copiado um de seus modelos, usados pela blogueira Thássia Naves. O fato foi desmentido pela marca mineira de pronta-entrega, que, em nota oficial, disse que o fato foi apenas ‘uma coincidência fashion’. ***

PONTO FINAL. - Para concorrer com o fast-fashion e as vendas por meios digitais, algumas grifes estão recorrendo às emoções para promover suas vendas. A saber: ao invés de lojas frias, montam décor que lembra uma casa bacana, aconchegante e bonita, fazendo a cliente se sentir como se estivesse em seu lar. Algumas têm até cozinha funcionando de verdade.

Com isso, conseguem vender para 90% das clientes que passam pela porta da ‘sala-de-visitas’ e, também, criam uma fidelização jamais vista na relação marca-clientes. Uma boa ideia.
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