27 de outubro, de 2017 | 16:28

Itabira celebra 115 anos de Drummond com festival literário

A partir deste sábado (28/10), o 1º Festival Drummond apresenta palestras, escritores, contação de histórias, mesas redondas e grandes shows

Divulgação
Todos os eventos serão gratuitos e realizados no Memorial Carlos Drummond de Andrade – Pico do Amor – onde tendas estarão montadas para as diversas atrações culturais programadasTodos os eventos serão gratuitos e realizados no Memorial Carlos Drummond de Andrade – Pico do Amor – onde tendas estarão montadas para as diversas atrações culturais programadas
Entre os dias 28 e 31 de outubro (sábado a terça-feira), Itabira vai respirar literatura, cultura, música e gastronomia. No ano em que o poeta Carlos Drummond de Andrade completaria 115 anos, a Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e do grupo teatral Latrupe, promove o 1° Festival Drummond – Festa Literária de Itabira.

Com a proposta de celebrar a literatura, o 1º Festival Drummond trará palestras, escritores, contação de histórias, mesas redondas e grandes shows. Além disso, o público poderá participar de bate-papos, oficinas e lançamentos de livros. Todos os eventos serão gratuitos e realizados no Memorial Carlos Drummond de Andrade – Pico do Amor – onde tendas estarão montadas para as diversas atrações culturais programadas.

Uma delas será o poeta da literatura de cordel Bráulio Bessa, que participa semanalmente do programa de televisão Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Juarez Nogueira, uma das maiores influências no campo da redação voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também marcará presença no evento.

O festival contará ainda com palestras de grandes nomes da literatura nacional, como Ronaldo Simões, Sheila Paiva, Fabiana Schimitz, Alberto Villas e Francisco Gregório. O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, também participa da programação e fará uma palestra na terça-feira (31/10).

A Concha Acústica, mais uma vez, será palco para grandes apresentações, como Marcus Viana e Transfônica Orkestra. Um dos principais compositores da música instrumental brasileira, Marcus Viana criou o grupo que apresenta elementos sinfônicos fundidos às raízes brasileiras e afro-ameríndios. Outra importante atração é o Clube do Choro de Belo Horizonte, que fará um espetáculo com a participação do jornalista Acir Antão, da emissora de rádio mineira Itatiaia.

Os eventos e informações sobre todas as atrações programadas, bem como a estrutura preparada para o Festival Literário de Itabira já está no site www.festivaldrummond.com.br.

Programação

28 de outubro (sábado)

9h – Oficina: Adolpho - Musicalização Infantil
10h – Bate-papo: Alfredo Lima
14h – Oficina: Adolpho - Musicalização Infantil
16h – Atividade: Contação de histórias - Grupo Alecrim
16h – Palestra: Fabiana Schimitz
17h – Palestra: Sheila Paiva de Andrade
18h – Abertura Oficial
19h – Palestra: Alberto Villas
22h – Show: Marcus Viana e Transfônica Orkestra


29 de outubro (domingo)

10h – Palestra: Juarez Nogueira
11h – Mesa Redonda: professores do Super Mais Educação sobre redação do Enem
14h – Atividade: Encontro Literário - Luxando com Letras
16h – Atividade: Bruno Rivotrio e Olímpio Latrupe (Mesa redonda, neurociência, música e saúde)
17h – Palestra: Francisco Gregório Filho
18h – Palestra: Guilherme Fiuza
19h30 – Show: Clube do Choro com Acir Antão
21h – Show: Banda Rivotrio


30 de outubro (segunda-feira)

9h – Oficinas: Francisco Gregório - Ler e contar, contar e ler (Educação para educadores, artistas, contadores de histórias, estudantes de pedagogia, psicologia etc)
10h – Bate-papo: Elizete Lisboa
14h – Oficinas: Têlo Oliveira - Desenhos em Quadrinhos - Musicalização Infantil
16h – Lançamento de livro - Marco Túlio
17h – Oficinas: Têlo Oliveira: Desenhos em Quadrinhos - Musicalização Infantil
17h30 – Palestra: Nitro - Mães do Cárcere
19h – Palestra: Bráulio Bessa
21h – Show: Katumbi


31 de outubro (terça-feira)

9h – Oficinas: Têlo Oliveira: Desenhos em Quadrinhos - Musicalização Infantil
12h – Oficinas: Têlo Oliveira: Desenhos em Quadrinhos - Musicalização Infantil
17h – Palestra: Ronaldo Simões
18h – Premiação do Concurso Nacional de Poesia Carlos Drummond de Andrade
19h – Palestra: Angelo Oswaldo de Araújo Santos – Secretário de Estado da Cultura
21h – Show: Danuza Menezes e Pandeiro Mineiro
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário