26 de outubro, de 2017 | 14:02
Obras da MG-760 entram em nova fase no primeiro trecho
A pavimentação da MG-760 entre Marliéria e São José do Goiabal (BR-262) é uma obra esperada há 30 anos pela população do Vale do Aço
O asfalto começou a aparecer nos primeiros metros da MG-760. A pavimentação foi iniciada nas proximidades do canteiro de obras da rodovia, a 600 metros do distrito de Cava Grande, em Marliéria.
Vencedora da licitação, a Tamasa já preparou o trecho que vai até o povoado de Santo Antônio da Mata para ser pavimentado. Ao todo, o primeiro trecho asfaltado deverá ser de 10 a 12 quilômetros, segundo informações levantadas pelo Diário do Aço junto à empresa que faz a obra.
O intervalo da estrada determinado no cronograma como a primeira fase da obra, recebe esta semana a imprimação”, com uma camada de material betuminoso sobre a base da estrada. A aplicação desse produto impermeabiliza a camada inferior e aumenta a aderência com a camada superior para receber a camada de massa de asfalto.
A Tamasa destaca que, caso não haja nenhum problema quanto à questão orçamentária ou climática, a primeira etapa da obra deverá ser concluída no fim do mês de novembro. A empresa afirma que a pavimentação será feita em trechos divididos em distâncias curtas, para evitar o risco da perda do serviço já realizado em caso de chuva intensa.
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) ainda salienta que, durante o período de chuvas na região, o cronograma da obra não prevê a interrupção dos trabalhos, quando haverá a execução de outros serviços como instalação de cercas, colocação de bueiros, valetas e sarjetas. Toda a obra é feita do sentido Marliéria São José do Goiabal.
Histórico
A pavimentação da MG-760 entre Marliéria e São José do Goiabal (BR-262) é uma obra esperada há mais de 30 anos pela população do Vale do Aço, para facilitar o acesso à Zona da Mata mineira.
Entre recomeços e paralisações, em 2014 as obras foram interrompidas pelo Ministério Público devido a uma ação que exigiu adequações no licenciamento ambiental para proteção do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), margeado pela a estrada.
Desta vez, a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia foi assinada pelo Governo de Minas Gerais no dia 26 de julho deste ano. A estruturação da estrada e outras obras na região possui um orçamento inicial de R$ 120 milhões e deve gerar 300 empregos diretos até 2020, ano de conclusão das obras.
No mês de agosto a Secretaria de Estado de Obras Públicas garantiu que a orientação do governo é que as as obras tenham sequência , conforme publicado pelo Portal Diário do Aço.
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João
27 de outubro, 2017 | 11:17O Jornal sabe dizer como estão sendo tratadas as desapropriações no entorno?”