26 de outubro, de 2017 | 10:55

Queda de Caetano Veloso ao ouvir gritos de ‘é Bolsonaro’ é notícia falsa

Vídeo divulgado por apoiadores do deputado federal é, na verdade, de um show feito pelo artista baiano em 2009 em Brasília

Reprodução de vídeo
Gravação em que Caetano Veloso cai do palco foi feita em 2009 e editada por grupo de apoiadores de Bolsonaro Gravação em que Caetano Veloso cai do palco foi feita em 2009 e editada por grupo de apoiadores de Bolsonaro


A onda de notícias falsas, ou fake news, que tem atormentado em todo o mundo ganha cada vez mais adeptos no Brasil. A mais recente delas é relativa a um vídeo em que o cantor Caetano Veloso cai do palco “desorientado” após ouvir gritos de “é Bolsonaro” vindos da plateia de um dos seus shows.

Publicada pela página “SomostodosBolsonaro”, em apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a gravação já foi assistida mais de 500 mil vezes no Facebook, além de ter recebido cerca de 15.000 reações.

A verdade dessa história é que Caetano caiu mesmo do palco, mas foi durante um dos seus shows há oito anos . Portanto, as imagens foram feitas muito antes de qualquer desentendimento entre o artista e o parlamentar por conta da exposição Queermuseu e da performance La Bête, do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. Da mesma forma, a queda não teve nada a ver com Bolsonaro ou com a presença de um apoiador seu na apresentação.

Queda do palco

Em 18 de maio de 2009, o cantor caiu ao se aproximar do público que fazia coro à sua performance de Força Estranha durante um show no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. No vídeo publicado pela página que defende Jair Bolsonaro, a gravação original da queda foi editada para serem incluídos os gritos estridentes a favor do parlamentar.

Nos comentários, leitores se alternam entre comemorações pela “vingança” contra o artista e outros, que sabiam do acidente de 2009, desmentindo a fake news, relembrando a queda original, que também foi muito assistida e comentada nas redes sociais e no Youtube à época. Comparando os dois vídeos, é possível perceber se tratar da mesma gravação, que repete até as mesmas reações dos expectadores que assistiam ao concerto de Caetano ao acidente.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos

30 de outubro, 2017 | 20:17

“Cleuzeni, populismo é caracteristica de governos socialista que nao é o caso de Bolsonaro. Os 13 anos de governo pt arruinou a nossa economia, aumentou o numero de desempregados, ocupamos as piores posiçoes no ranking de desenvolvimento. O mais triste é saber que a nossa patria é rica em recursos naturais, mais que infelizmente são utilizados pela ladroagem. isso sim foi o maior fake que o nosso país possui.”

Cleuzeni Torres

26 de outubro, 2017 | 11:02

“Ante mesmo de ser confirmado como candidato, os apoiadores desse homem já usam da mentira como arma de batalha. Apelar para fake news e populismo já demonstra claramente a índole dessas pessoas.”

Envie seu Comentário