25 de outubro, de 2017 | 15:58

Nova onda de ciberataques atinge Ucrânia e Rússia

Uma porta-voz do aeroporto de Odessa disse que alguns voos foram adiados porque os funcionários tiveram que processar os dados dos passageiros manualment

Ilustração
A Interfax, uma das maiores agências de notícia da Rússia, disse que alguns de seus serviços foram atingidos por um “ataque de vírus sem precedentes”A Interfax, uma das maiores agências de notícia da Rússia, disse que alguns de seus serviços foram atingidos por um “ataque de vírus sem precedentes”
Ciberataques do malware chamado BadRabbit atingiram a Ucrânia e a Rússia nesta terça-feira (24) causando atrasos no aeroporto ucraniano de Odessa e afetando vários meios de comunicação na Rússia, incluindo a agência de notícias Interfax.

O ataque parece ser um dos maiores desde o ocorrido com o NotPetya, em junho, que atingiu primeiramente a Ucrânia e se espalhou pelo mundo.

A Interfax, uma das maiores agências de notícia da Rússia, disse que alguns de seus serviços foram atingidos por um “ataque de vírus sem precedentes”.

Uma porta-voz do aeroporto de Odessa disse que alguns voos foram adiados porque os funcionários tiveram que processar os dados dos passageiros manualmente. O sistema de metrô de Kiev também relatou um ataque em seu sistema de pagamentos, mas disse que os trens operavam normalmente.

“Segundo nossos dados, a maioria das vítimas visadas pelos ataques está localizada na Rússia. Nós vimos ataques similares, porém em menor número, na Ucrânia, Turquia e Alemanha”, disse a empresa de cibersegurança russa Kaspersky Lab.

O chefe da polícia cibernética da Ucrânia informou que o país foi “pouco afetado”.

Pesquisadores de segurança disseram que o BadRabbit parece ser um malware conhecido como ransomware, que criptografa dados em computadores, tornando-os inalcançáveis e, às vezes, interrompendo as atividades das empresas que os utilizam.

(Com informações: Agência Brasil)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário