23 de outubro, de 2017 | 17:14

Colégio de Ipatinga capta 400 litros de água de ar condicionado

Os equipamentos, de 58 mil BTUs, segundo oficial, produziam muita água que era desperdiçada

Divulgação
Sistema recolhe cerca de 400 litros de água do esgotamento dos aparelhos e ar condicionado diariamente no Colégio Tiradentes Sistema recolhe cerca de 400 litros de água do esgotamento dos aparelhos e ar condicionado diariamente no Colégio Tiradentes
Em tempos de conscientização ambiental e a proteção dos recursos hídricos, o colégio Tiradentes, da Polícia Militar em Ipatinga, colocou em prática uma ideia. Como reaproveitar a água que era jogada fora pelos aparelhos de ar condicionado? Com um sistema simples, já são recolhidos cerca de 400 litros de água todos os dias no Colégio Tiradentes, localizado no Centro de Ipatinga.

O comandante do Colégio, tenente-coronel Laurito Reis, contou que no ano passado, todas as salas receberam aparelhos de ar condicionado. Os equipamentos, de 58 mil BTUs, segundo o oficial, produziam muita água que era desperdiçada. “A partir de um projeto retirado da internet, surgiu a ideia de aplicá-lo aqui no colégio”, lembra Laurito.

O projeto baixado na internet tinha um problema. Sobrava um pouco de água nos tubos, o que poderia ser um criatório para mosquito da dengue. A ideia foi melhorada, pelo marido de uma funcionária. Com as modificações, todo o líquido é esgotado dentro da tubulação de PVC. “A água é utilizada para molhar o jardim e fazer a limpeza nos pátios”, explicou o oficial.

A quantidade captada pelos 21 coletores, número que deve chegar aos 29 equipamentos brevemente, já impressiona. Cada um deles tem a capacidade para armazenar cerca de dez litros de água e, ao todo, são cerca de 400 litros de água coletada por dia. Em um mês, os funcionários do Tiradentes usam 8 mil litros d´água, o consumo médio de uma residência com três pessoas.

“Além de reduzir os custos na conta de mensal de água do colégio, nós também executamos um projeto de sustentabilidade. Auxiliamos o meio ambiente no sentido de evitar que retiremos água dos rios e das nascentes”, concluiu o tenente-coronel Laurito, ressaltando que as informações do projeto foram repassadas aos alunos durante as aulas.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário