29 de outubro, de 2017 | 21:00

Você sabe o que é fuga psicológica?

Passar por momentos de fuga é algo natural do ser humano, e provavelmente você já vivenciou alguns desses momentos, só não sabia ainda o nome do que estava vivendo. A fuga psicológica nada mais é do que usar algum recurso (redes sociais, trabalho, comida, bebida, jogos) para se desconectar de algum problema ou situação que deseja evitar.

O que acontece é que, durante o momento de conflito, a pessoa não consegue encarar e ver possibilidades de resolução, partindo então para outras “distrações”. Passar por isso em algum momento da vida é normal, porém, torna-se uma ameaça quando se fixa somente nessa fuga, e não se vê outros meios de solucionar os problemas vividos.

É essencial que, a cada situação vivenciada, onde se perceba uma possível presença de fuga, se coloque na balança o que aquela determinada atividade ou comportamento vem trazendo de benefícios ou malefícios. Tudo bem comer um pouco a mais para aliviar o estresse, ou focar mais no trabalho para esquecer os conflitos familiares por alguns instantes. Porém, se esse comportamento não está resolvendo o seu problema e trazendo danos, talvez seja hora de repensar.

Algumas fugas se transformam em vícios maiores, como o alcoolismo, as drogas ou o jogo. Por isso é cada vez mais importante observar para onde alguns comportamentos “momentâneos” podem estar caminhando. Viver não é uma tarefa fácil, e todos nós sabemos disso. Mas com cautela, equilíbrio e sabedoria, é possível ter uma vida saudável e sem muita “dor de cabeça”.

Para falar sobre esse assunto complexo e cada dia mais presente em nossa sociedade, convidamos a psicóloga Marina Brandão, que nos explicou como funciona esse comportamento, e os possíveis riscos e soluções a serem encontradas quando eles surgem.

Dúvidas? Sugestões? Perguntas? Deixe nos comentários!

Micaela Sousa

PRODUÇÃO VILLA LIANDA
- Roupa e Sandália: Villa Lianda https://www.instagram.com/lojavillalianda/ (@lojavillalianda)
- Maquiagem: Amélia Vaz https://www.instagram.com/ameliavazmakeup/(@ameliavazmakeup)


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário