EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

18 de outubro, de 2017 | 16:23

Gastronomia

Receitas rápidas e fáceis para fazer em casa

GB Imagem
Chiacchiere é prato típico da culinária italiana que ganhou o paladar dos brasileirosChiacchiere é prato típico da culinária italiana que ganhou o paladar dos brasileiros
Chiacchiere

INGREDIENTE:
500 gramas de farinha de trigo; 100 gramas de açúcar; 50 gramas de manteiga; 3 ovos; 100 ml. de vinho marsala ou vinho branco suave; casca ralada de 1 limão; essência de baunilha a gosto; óleo para fritar; açúcar de confeiteiro.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, coloque a farinha. Faça um buraco ao centro e adicione a manteiga em temperatura ambiente, os ovos, o vinho, a casca de limão ralada e a baunilha.

Junte os ingredientes e amasse até obter uma massa lisa. Deixe repousar durante 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte em quadrados ou retângulos no tamanho preferido. Frite aos poucos, em óleo quente, até que fiquem ligeiramente dourados.

Escorra em papel absorvente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir. Variação: Polvilhe a Chiacchiere com açúcar e canela em pó. Dica: Use todos os ingredientes em temperatura ambiente.

////

GB Imagem
O Muffin não é novidade, mas agrada em cheio na hora do lanche ou como sobremesaO Muffin não é novidade, mas agrada em cheio na hora do lanche ou como sobremesa
Muffin de Café

INGREDIENTE:
9 colheres (sopa) de café em pó; 2 xícaras (chá) de água fervente; 1 xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de margarina; 1 ovo; 1 colher (chá) de raspas de laranja; 2 xícaras e 1/2 (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

MODO DE PREPARO:
Prepare o café em pó com a água fervente. Coe o café e deixe esfriar. Na batedeira, bata o açúcar, a margarina e o ovo até obter um creme bem homogêneo. Junte as raspas de laranja e a farinha. Misture bem.

Acrescente o fermento e misture delicadamente até que fique bem incorporado. Distribua a massa nas forminhas de Muffin forradas com forminhas de papel frisado. Coloque a massa até a metade das forminhas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º.

Asse durante 20 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados. Dica: Se não tiver a fôrma para Muffin, numa assadeira grande coloque forminhas para empadas (7,5x4cm) e forre com papel frisado. Na assadeira, é bem fácil levar as forminhas ao forno.

////

Bolo Fernando

INGREDIENTE:
250 gramas de manteiga; 4 xícaras (chá) de açúcar; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de maizena; 1 xícara (chá) de leite; 1 vidro de leite de coco; 4 ovos; 3 colheres (sobremesa) rasas de fermento em pó.

MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve. Em outra vasilha, bata a manteiga com o açúcar, as gemas; coloque os leites, a farinha e a maizena. E por último, as claras em neve e o fermento.

Importante: A massa deve ser batida até formar bolhas, antes de juntar as claras em neve. Misture as claras em neve e o fermento delicadamente, sem bater muito a massa.

Coloque em assadeira nº 4, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido (180º) durante aproximadamente 40 minutos. Não use assadeira menor, pois a massa tem bom crescimento. Dica: Use os ingredientes em temperatura ambiente.

////

Cocada Rápida

INGREDIENTE:
6 xícaras (chá) de coco em fruta ralado; 4 xícaras (chá) de açúcar cristal; 1 e 1/2 colher (sopa) de margarina.

MODO DE PREPARO:
Numa panela, misture bem todos os ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre até soltar completamente do fundo da panela. Em uma superfície untada, molde as cocadas com uma colher e espere esfriar. Dica: A massa da cocada também pode ser colocada direto em forminhas de papel no tamanho que desejar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas