Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de outubro, de 2017 | 10:20

Um novo olhar

Educação Ambiental da Cenibra promove reflexão nas comunidades

Divulgação/ACS Cenibra
O Instituto Cenibra segue levando às comunidades uma peça teatral com o tema de preservação ambiental, por meio do Projeto Ambiente Arte, encenando uma história que reforça como a atitude de cada um faz a diferença na preservação da biodiversidade.

Nesta terça-feira (17), às 19h30, será a vez da comunidade de Quartel Sacramento (Bom Jesus do Galho) assistir ao espetáculo "No passado, presente ou no futuro: incêndio não é legal", que aborda a prevenção e combate a incêndios florestais.

A destruição causada pelos incêndios é lamentável, compromete a camada orgânica do solo, contribui para erosões, reduz a resistência das árvores, mata animais ou destrói o habitat natural e danifica propriedades, além de causar danos à saúde do homem. A conscientização é o melhor instrumento de preservação ambiental.

O elenco do espetáculo é formado por Bárbara Pavione, Leo Coessens, Didi Peres e Roberto Yokel. A direção é de Claudinei de Souza e a produção de Marilda Lyra. O espetáculo já foi mostrado em São Cândido e Cordeiros de Minas (Caratinga), Pingo D’Água, Córrego Novo, Bugre e Revés do Belém (Bom Jesus do Galho).

Divulgação/ACS Cenibra
Formatura
No dia 27 de outubro, no Campus Piau (Caratinga), acontecerá a formatura do Projeto Escola de Vida 2017, quando serão formados 128 professores de 23 escolas públicas de São Cândido, Ilha do Rio Doce e Cordeiro de Minas (Caratinga), Pingo D’Água, Córrego Novo, Bugre, Revés do Belém e Quartel do Sacramento (Bom Jesus do Galho).

Em 21 anos de vida, o projeto Escola de Vida contemplou 33 municípios, 2.396 professores e 433 escolas nas áreas de atuação da Cenibra.

“O projeto aborda reflexões sobre a fauna e flora regionais, os seres vivos, ecologia e saúde integral, ecologia do cotidiano: a escola e a comunidade, aspectos sociais, ambientais e econômicos do eucalipto", diz Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e responsável pelo Instituto Cenibra.

Em parceria com a Fundação Relictos, o projeto da Cenibra é desenvolvido com professores do 1º ao 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas nos municípios de atuação da empresa, ao longo de um ano, por meio da discussão e desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto aos estudantes.

A iniciativa dissemina a consciência ambiental e valoriza a natureza em sintonia com as questões ambientais contemporâneas, tais como a prevenção e combate a incêndios florestais e a gestão de recursos hídricos.

“As ações de educação ambiental buscam despertar um novo olhar sobre o meio ambiente. De forma a incentivar práticas de preservação, reflexão além de dogmas, além das visões extremistas, mas sim a partir de um comportamento de integração entre os diversos atores sociais para fazer a diferença e proteger a vida” conclui Leida Gomes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário