16 de outubro, de 2017 | 18:10

IML de Ipatinga tem intervenções após 40 anos, diz delegado

Segundo o delegado, existe de fato a previsão da construção de um novo prédio para o IML, porém, enquanto essa nova estrutura não fica pronta, a Polícia Civil busca preservar o atual espaço

Wôlmer Ezequiel
Espaço utilizado pelo Instituto Médico-Legal (IML) em Ipatinga está em situação precária Espaço utilizado pelo Instituto Médico-Legal (IML) em Ipatinga está em situação precária
A construção de um novo prédio para o Instituto Médico-Legal (IML) é uma questão ainda sem solução à vista, em Ipatinga. A obra chegou a ser tratada no âmbito municipal e estadual ao longo dos últimos seis anos, mas nunca saiu do papel. Questionado sobre o assunto, o delegado regional de Polícia Civil, Helton Cota, confirmou à reportagem do Diário do Aço nesta segunda-feira que, atualmente, o espaço onde está localizado o IML, anexo ao Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, está em situação precária e necessita de reformas emergenciais. Algumas delas estão em andamento.

Segundo o delegado, existe de fato a previsão da construção de um novo prédio para o IML, porém, enquanto essa nova estrutura não fica pronta, a Polícia Civil busca preservar o atual espaço, de forma que a situação não se agrave a ponto de o órgão ser fechado, o que causaria grande transtornos para a população.

“Já conseguimos com a prefeitura de Ipatinga um terreno, que fica no distrito Industrial, para a construção desse novo IML. Durante esse tempo, estamos fazendo de tudo para conservar a estrutura que existe, porque está em uma situação crítica. Então estamos fazendo pequenas reformas nele”, afirma.

Intervenção
Conforme o delegado Helton Cota, na primeira semana de outubro foi realizada uma intervenção, com ajuda da administração municipal, e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). “Limpamos as três caixas com, aproximadamente, 600 litros de dejetos líquidos que saem da sala de necropsia, justamente para manter a estrutura, evitando vazamento desses dejetos para a natureza ou outro tipo de problema”, informa.

Além disso, o delegado ressalta que nas próximas semanas será feita outra intervenção no IML. “Vamos reforçar a estrutura dessas caixas e fazer uma minirreforma para que os serviços continuem sendo prestados de forma satisfatória até que abandonemos o local”, salienta.
Delegado regional, Helton Cota, informou sobre a situação do atual IML e a construção de um novo prédio  Delegado regional, Helton Cota, informou sobre a situação do atual IML e a construção de um novo prédio

Etapas
De acordo com o delegado, a prefeitura pediu prazo de quatro meses para registrar o terreno para a construção do novo IML no nome da Polícia Civil e, somente após o procedimento, será possível seguir para as novas etapas do processo de construção. “Assim que estiver registrado, vamos começar a correr atrás de verba e auxílio para construção do prédio. Já estamos com o projeto, que foi avaliado, com mão de obra, em RS $300 mil. Então assim que esse terreno estiver registrado, vou solicitar do estado, das prefeituras que utilizam o serviço em Ipatinga, deputados, Conseps, Ministério Público e outros órgãos para conseguir a verba e terminar o mais rápido possível”, enfatiza.

40 anos
Segundo o delegado regional de Ipatinga, o prédio atual do IML tem cerca de 40 anos e nunca houve uma intervenção considerável em sua estrutura. O antigo prédio foi construído graças a uma mobilização popular e foi entregue ao estado. Mas faltou as intervenções estruturais para a conservação. Por isso, o prédio apresenta rachaduras nas paredes, infiltrações, além de outros problemas considerados graves. “O terreno está com um leve afundamento e soma-se isso ao fato de lá ser uma área de preservação ambiental, ou seja, não podemos fazer muitas obras. Então o mais ideal é fazer essas pequenas intervenções para não ocasionar mais problemas até a gente deixar o local”, conclui.

Veja mais:
Comissão da Aciapi e CDL estuda auxílio para reforma do IML

Polícia Civil anuncia projetos de novas intalações

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário