16 de outubro, de 2017 | 17:21

Defesa Civil capacita mais de dois mil gestores para o período chuvoso no estado

As capacitações duram três dias e se dividem em aulas teóricas e práticas

Divulgação/Cedec
Treinamento especializado, com o objetivo de prevenir desastres e mitigar danos, já alcançou várias regiões mineiras Treinamento especializado, com o objetivo de prevenir desastres e mitigar danos, já alcançou várias regiões mineiras
Com as primeiras pancadas de chuva em Minas Gerais após uma das mais longas estiagens de que se tem registro, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), prepara o atendimento à população que fica mais vulnerável nesse período. Treinamento de pessoal já foi realizado em várias regiões do estado, a fim de prevenir os desastres e mitigar os danos das possíveis emergências que podem surgir em situações extremas, a exemplo das chuvas e da seca. Os trabalhos de conscientização, prevenção e resposta rápida são ferramentas fundamentais para a preservação da vida.

O número de gestores públicos treinados em 2016 foi de 755, enquanto em 2017 aumentou para 1.293. Em dois anos, 2.048 servidores foram capacitados em 337 municípios, por meio de cursos regionalizados em 15 territórios de desenvolvimento e na capital.

As capacitações duram três dias e se dividem em aulas teóricas e práticas. A Cedec disponibiliza a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas (CRPDCMC), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e conta com aula específica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Gestão de riscos
Cedec alerta que todos os municípios precisam ter dois documentos essenciais para fazer gestão de risco de desastre: Mapeamento da Área de Risco e Plano de Contingência. Com esses instrumentos, muitos desastres são prevenidos, e as ações têm respostas mais rápidas e efetivas para salvar vidas, em primeiro lugar, e para a proteção do patrimônio e dos sistemas coletivos.

Esses documentos são providenciados pelas coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Em Minas Gerais, até o momento, 723 municípios têm Compdec criada e regulamentada.

De acordo com o diretor técnico da Cedec, capitão PM Junior Silvano Alves, na prática os municípios são os protagonistas da defesa civil e o Estado trabalha em caráter complementar, com uma parceria efetiva nas situações exigidas, conforme determina a legislação.

Para dinamizar ainda mais os trabalhos, o governador Fernando Pimentel editou o decreto 655/2016, que criou o Grupo Estratégico de Resposta (GER). “Foi um marco na Defesa Civil, pois é um instrumento eficiente que diminui o tempo de resposta, compartilha e nivela informações com resoluções muito mais rápidas para a comunidade”, afirma capitão Junior.

O GER é formado por representantes das secretarias de Governo (Segov), Fazenda (SEF), Saúde (SES), Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Transporte e Obras Públicas (Setop), bem como pelos órgãos: Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Edificações Estradas de Rodagem (DEER), Cemig, Copasa, Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário