15 de outubro, de 2017 | 09:31

Licenciamento do Corpo de Bombeiros para empresas está mais simples

Empreendimentos classificados como isentos e de baixo risco vão conseguir buscar na internet, sem custo, o Alto de Vistoria do Corpo de Bombeiros


A simplificação do processo de obtenção da licença de operação pelo Corpo de Bombeiros é uma conquista recente dos pequenos negócios em Minas Gerais. Os principais ajustes previstos na nova legislação foram apresentados no seminário promovido pela Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), no dia 28 de setembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 200 bombeiros militares que atuam no processo de licenciamento de negócios em todo o estado.

“Vamos nivelar informações com oficiais e sargentos que atuam na ponta com as demandas de licenciamento”, informa o analista do Sebrae Minas, Cássio Duarte. Segundo ele, antes das mudanças, a corporação trabalhava com quatro definições de risco para operação. Com a atualização, os riscos foram reduzidos para três: empreendimentos isentos de licenciamento, de baixo e alto risco.

Agora, os empreendimentos classificados como isentos e de baixo risco vão conseguir buscar na internet, sem custo, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, mais conhecido como AVCB. “Isso simplifica o processo em termos de custo e prazo, já que os empreendedores que estão em municípios sem unidades do Corpo de Bombeiros não terão mais que se deslocar para solicitar o licenciamento.

AVCB
O AVCB é uma espécie de alvará concedido pelo Corpo de Bombeiros para um estabelecimento começar a operar. Segundo o analista do Sebrae Minas, somente os negócios classificados como isentos e de baixo risco representam entre 85% e 90% das demandas de licenciamento no estado. “Muitos deles poderão buscar o certificado de dispensa na internet”, acrescenta Duarte.

Serviço
Para solicitar o AVCB, o empreendedor tem que acessar a página da Junta Comercial/MG (Jucemg) e responder a um questionário que vai definir se a empresa está dispensada da vistoria ou se sua operação é de baixo ou alto risco. Download da Cartilha

Importante
É bom lembrar que o fato de ser dispensado da vistoria não tira do Corpo de Bombeiros seu poder de polícia e a possibilidade de fiscalizar. “O que está sendo feito é uma otimização do recurso do poder público de fazer a vistoria onde o risco é maior”, completa Duarte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário