08 de outubro, de 2017 | 12:03

Universalizando Contos Locais

O Projeto Contos Locais começou a apurar agora os fatos históricos e culturais no município de Divinolândia de Minas, oferecendo uma oficina de capacitação aos estudantes participantes, que vão visitar as comunidades para pesquisar causos e fatos que fizeram do município o que ele é hoje, histórica e culturalmente.

Quando a história de um povo promove, além de diversão, uma forte conexão com a cultura das pessoas e suas experiências através do tempo, surgem relacionamentos sólidos entre as gerações, que serão materializados em Contos Locais, histórias que, em 2017, vão compor os livros com fatos das cidades de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas. 

Para o prefeito de Divinolândia de Minas, Rodrigo Magalhães Cunha, “este projeto irá enriquecer a cultura do município ao registrar a história do nosso povo. E tudo a partir do empenho dos estudantes”.

Sofia Soares Barbosa, de 9 anos, estudante do 5º ano, gosta de escrever, mas prefere declamar poesias. Ela vê o projeto como algo que valoriza a cultura regional e “faz com que a gente escute nosso povo e registre nossa história de modo interessante. As dinâmicas preparatórias são engraçadas e nos estimulam a nos envolver cada vez mais com o projeto, ativam a memória e me fazem lembrar as histórias que nossos pais e avós contaram”.

Para Luís Fernando Aguiar Coelho, de 14 anos, estudante do 9º ano, o Projeto Contos Locais irá unir os alunos para uma coisa realmente boa, que é pesquisar fatos marcantes da cidade e registrá-los em um livro.

A secretária de cultura de Divinolândia de Minas, Aurenice Magalhães, está convicta de que “esta é a oportunidade de marcar a história do município, um projeto que faz nossos olhos brilhar. E acredito que nossos alunos irão fazer um trabalho para encher os olhos”.

O projeto Contos Locais é uma realização da MC Produção, com patrocínio da Cenibra via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Há dois anos promove a investigação e resgate da cultura local nas cidades por onde passa, publicando os desenhos e pesquisas dos estudantes transformadas em contos. Os livros serão distribuídos gratuitamente nas cidades contempladas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário