Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de outubro, de 2017 | 08:39

Arena da Liberdade e Fórum de Arte Urbana no bairro Bethânia

Neste domingo, a partir das 16h, o campo do Itamaraty, no bairro Bethânia, em Ipatinga, será palco para uma nova edição da Arena da Liberdade e do Fórum de Arte Urbana.

Divulgação
O público terá acesso a diferentes tipos de manifestação artísticaO público terá acesso a diferentes tipos de manifestação artística
A Arena da Liberdade é um ambiente transitório, de ocupação do espaço público através da arte das danças urbanas, e está na sétima edição e mais de 40 intervenções em Ipatinga. Ocorre em um ringue fictício, por meio de batalhas de break dancing, onde a comunidade pode interagir e se expressar artisticamente.

Já o Fórum de Arte Urbana vai para a 4ª edição como um espaço para diálogo sobre a produção artística local e sua relação com outras esferas, bem como para o debate de políticas públicas de fomento à cultura.

Esse ano, para orientar as discussões e compartilhar experiências, o Fórum contará com os artistas Douglas Evangelista e B-boy Luizin.

Cultura
O Arena da Liberdade surgiu em Ipatinga em 2009, idealizado pelo Movimento de Arte Urbana Novo Proceder, numa perspectiva que remete à história do Hip Hop e das batalhas de dança.

O bairro Bethânia, onde o Novo Proceder surgiu, sempre sofreu com altos índices de violência, criminalidade e vulnerabilidade social. O bairro abrange várias comunidades: Morro Santa Rosa, Morro do Cruzeiro, Morro São Francisco, Ponto Final, Baixo Bethânia e Vila Militar.

]imagemd15995] Anos atrás havia conflitos entre elas, impossibilitando até a circulação de moradores entre elas. Aí surgiu a ideia do Arena da Liberdade, espaços que promoviam a circulação dos moradores e onde a rivalidade era resolvida pacificamente, através da dança.

Arte Urbana
Por sua vez, o Movimento de Arte Urbana Novo Proceder surgiu em 2006, com o fim do Projeto Arte Vida (que acabou por falta de re3cursos), uma iniciativa de artistas da cidade que levava alternativas para crianças, jovens e adolescentes, contrapondo-se às ofertas do tráfico e da criminalidade.

Foi quando Gledson Pagung, ao conduzir uma oficina de danças urbanas, através do Programa Fica Vivo! (Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais), conheceu Douglas Evangelista, Gregory Vieira de Moura, Railon de Assis, Diego Tavares.

E também Bruna Oliveira, Ricardo Rodrigues, Chrislayne Sabatine, Ariel Martins, Fábia Costa Neri. E desse encontro surgiu o Novo Proceder. Aos poucos, novos artistas agregaram novas linguagens ao coletivo, como Graffitti, Parkour, MCs e DJs.

Nestes 11 anos, o grupo vem realizando ações como o Festival de Cultura Urbana do Vale do Aço – CURVA; o Arena da Liberdade; o Fórum de Arte Urbana; Circuito Ritmos de Danças Urbanas e Maratona e artes visuais, através dos projetos Graffiti em Movimento e Traços da Realidade.

SERVIÇO
Arena da Liberdade - Fórum de Arte Urbana
Movimento de Arte Urbana Novo Proceder
Domingo (8) – A partir das 16h
Campo do Itamaraty – Bairro Bethânia - Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário