30 de setembro, de 2017 | 17:59

Banco Postal fecha 1.800 agências e prejudica saque de benefícios de 137 mil aposentados

"Não temos condições de subsidiar o Banco Postal em localidade que não seja lucrativa", diz presidente dos Correios

Banco Postal: Correios alega que não tem condições de arcar com os custos de vigilância armada nas agências em municípios onde a legislação obriga o serviço de segurançaBanco Postal: Correios alega que não tem condições de arcar com os custos de vigilância armada nas agências em municípios onde a legislação obriga o serviço de segurança


Mais de 137 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão obrigados a fazer a migração do pagamento de seus benefícios para outras agências bancárias e, em algumas situações, para outros municípios devido à decisão dos Correios de encerrar os serviços prestados pelo Banco Postal em 1.800 agências de 12 estados. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo jornal Valor.

O serviço do Banco Postal será "descontinuado" porque os Correios, segundo sua assessoria de imprensa, não têm condições de arcar com os custos para atendimento de decisões judiciais de várias cidades brasileiras que obrigam a contratação de vigilantes armados e instalação de portas giratórias. O custo mensal nessas agências poderia chegar a R$ 8 milhões por mês. A tendência, conforme fontes, é que essas decisões judiciais se alastrem por mais cidades.

Com a decisão dos Correios, o Banco do Brasil terá que transferir o pagamento de 81,2 mil beneficiários para outros bancos. Outras 56,7 mil passarão a receber o benefício nas agências do banco estatal. A migração dos benefícios para outras agências bancárias já foi integralmente feita, segundo o INSS.

O Banco do Brasil informa que o contrato com os Correios permanece vigente e permitirá o atendimento nos mais de 4 mil pontos do Banco Postal que permanecerão abertos. "Os pagamentos do BB referentes ao contrato do Banco Postal serão reduzidos proporcionalmente ao número de pontos encerrados", informou o banco. "O BB e os Correios permanecem em negociação para buscar soluções que reduzam o impacto do fechamento dos pontos do banco. "

O Banco do Brasil assumiu o Banco Postal em janeiro de 2012, no lugar do Bradesco. O contrato com o BB terminaria no ano passado. Como não houve novos interessados em licitação, o banco e os Correios assinaram acordo para dar continuidade à distribuição de produtos e serviços da instituição na rede de atendimento do Banco Postal pelo prazo de até 36 meses.

Em audiência pública no Senado, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, disse que tem consciência de que fechar o Banco Postal prejudica de maneira profunda vários municípios em que não há agências bancárias. "Não temos condições de subsidiar o Banco Postal em localidade que não seja lucrativa".

A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) quer ampliar a discussão sobre os impactos da medida anunciada pelos Correios. Obrigar aposentados e pensionistas e outros beneficiários a deslocarem-se a outras cidades, além de despesas com viagens leva à evasão de divisas, com a compra e consumo de produtos e serviços de cidades de maior porte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário