
30 de setembro, de 2017 | 13:30
Atendimento de TCOs pela PM economiza e melhora segurança
Somente na área da 12ª RPM, mais de 165 mil quilômetros deixaram de ser percorridos pelas viaturas policiais
Wôlmer Ezequiel
Edvanio Carneiro: Continuamos na proteção para a sociedade, a partir do momento que a polícia não se faz ausente”

Mais de quatro voltas no planeta. Esta é a quantidade de quilômetros que viaturas da Polícia Militar, na área da 12ª Região da Polícia Militar (12ª RPM) deixaram de percorrer após passar a atender o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os TCOs são ocorrências de crimes considerados de menor potencial ofensivo em que os autores não ficam presos.
Desde o dia 3 de abril deste ano, em quase todas as áreas da 12ª RPM já foram atendidos mais de 3 mil TCOs por parte da Polícia Militar. Os dados foram repassados pelo coronel Edvanio Carneiro, comandante da PM responsável por 97 municípios. Apenas a comarca de Ponte Nova ainda não teve implantado o sistema.
Edvanio, em entrevista ao Diário do Aço, explicou que no dia a dia, a PM atende um grande número de ocorrências de infração penal, chamadas de menor potencial ofensivo”. São aqueles crimes praticados, que não ensejam autuação em flagrante. ”A pessoa não é presa, pois a lei (9.099) garante a qualquer pessoa, que assumir o compromisso de comparecer ao juiz em uma primeira oportunidade, a prisão em flagrante não seria realizada”, pontua.
O oficial esclarece que, antes, as pessoas envolvidas nestas ocorrências eram encaminhadas à delegacia de polícia, mas isso gerava uma insegurança na comunidade. Às vezes, e com frequência, era a única viatura em um município menor. E à noite, nos fins de semana e feriados, estavam vindo a Ipatinga ou nas sedes das delegacias regionais”, comentou Edvanio.
Ele revelou que, agora, não é mais necessário este deslocamento nestas situações, do tipo ameaças ou lesão corporal leve. O policial militar de serviço lavra o TCO e encaminha ao Judiciário, quando a pessoa assume o compromisso de comparecer, na agenda do juiz, para responder pelo cometimento da infração penal”.
Economia
O comandante da 12ª RPM ressalta que todos ganham com a medida implantada. Além da economia para os cofres públicos, há o aumento na segurança subjetiva, já que a viatura não deixa as localidades desguarnecidas, seja uma cidade pequena ou mesmo um bairro em cidades maiores, como Ipatinga. Nós continuamos ainda na proteção para a sociedade, a partir do momento que a polícia não se faz ausente”, frisou o oficial.
Em um aplicativo, o comando da 12ª RPM acompanha em tempo real pela internet, os registros de TCOs na região. Até quinta-feira (28), foram atendidos mais de 3 mil casos que, somando as distâncias que as viaturas iriam percorrer para o registro nas delegacias, totalizam mais de 165 mil quilômetros.
Conforme dados fornecidos pelos aplicativos, há municípios nos quais uma viatura tem de percorrer mais de 200 quilômetros, entre a ida e volta, para registrar uma ocorrência. No Vale do Aço, do distrito de Hematita, em Antônio Dias, por exemplo, até a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no Centro de Ipatinga, são cerca de 120 quilômetros. O policial de serviço por oito horas, vai ter o tempo de trabalho consumido em um único registro de ocorrência”, compara.
Dos 97 municípios que compõem a 12ª RPM, apenas em Ponte Nova ainda não foi implementado o projeto. Contudo, o Ministério Público e o Judiciário já organizam o atendimento de casos de TCOs pela PM. A avaliação é extremamente positiva. Em termos de municípios e de área, a 12ª RPM é a maior área onde a PM já faz o atendimento dos Termos Circunstanciados de Ocorrências”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mirna
03 de outubro, 2017 | 06:00parabens aos policiais do vale do aço,exceto os de uma patrulha da pm de ipatinga,que ontem a noite estavam estacionados sobre o canteiro central em frente a faculdade pitagoras ( cidade nobre) no local varios alunos no intervalo de aulas,um policial baixinho cheio de gracinhas,entrou na patrulha,pulando por cima do capoo,entrou no veiculo saindo cantando pneus e na contra mao de direçao veicular,por pouco nao causava um acidente de transito na avenida,graças a deus,que a maioria dos policiais sao profissionais,pq esse de ontem parecia querer estragar a linda e honrada imagem da corporaçao no vale do aço..”
Ozias Pereira de Paula
30 de setembro, 2017 | 13:50Comandante Edvanio, parabéns pelo ótimo trabalho que a PM tem realizado no Vale do Aço, especialmente em Ipatinga. Os desafios são enormes, mas reconhecemos o empenho da polícia em prover a segurança de que nossa sociedade tanto necessita. Deus vos abençoe nesta nobre missão.”