EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

30 de setembro, de 2017 | 07:43

Começa o Festival da Criança

Alunos de 32 escolas verão os espetáculos no Centro Cultural Usiminas

Claudinei de Souza/Divulgação
Elenco do Coletivo 7, em cena de “A Máquina do Tempo”Elenco do Coletivo 7, em cena de “A Máquina do Tempo”
Grupos de teatro do Vale do Aço e Belo Horizonte vão ocupar esta semana o palco do Centro Cultural Usiminas e foyer, para receber cerca de 5.300 crianças em oito apresentações da programação da 17ª edição do Festival da Criança. Ao todo, 32 escolas de Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Tarumirim e Ipatinga assistirão aos espetáculos.

A primeira apresentação terá “A Máquina do Tempo”, do Coletivo 7, de Ipatinga. Uma trupe de artistas mambembes viaja em um carroção mágico para contar a história de três cientistas malucos. Eles inventaram uma máquina do tempo para voltar ao passado e impedir um incêndio que devastou uma reserva florestal.

Serão três apresentações, segunda-feira (2) às 14h30, e terça (3) às 9h e 14h30. No elenco estão Didi Peres, Bárbara Pavione, Leo Coessens e Roberto Yokel, com direção e dramaturgia de Claudinei de Souza e cenotécnica de Robson Firmino.

Divulgação
A atriz Raquel Vieira interpreta a boneca Flora MangaA atriz Raquel Vieira interpreta a boneca Flora Manga
Flora Manga
Na quarta-feira (4), às 9h, no foyer do teatro, a atriz e contadora de histórias Raquel Vieira incorpora a personagem Flora Manga e apresenta uma adaptação do clássico Alfaiate Valente, dos Irmãos Grimm, agora ambientada em uma vila do sertão de Minas Gerais.

Um pequeno alfaiate tenta proteger sua geleia de goiaba e mata sete moscas com apenas um golpe. Achando isso um feito incrível, ele sai pelo mundo com uma faixa onde se lê "Matei sete de uma vez". O que ele não podia imaginar é que a brincadeira iria colocá-lo em perigosas enrascadas, pois o Coronel da cidade resolve contratá-lo para ser seu jagunço.

O espetáculo infantil “Mania de Explicação”, da Cia. Canguru Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, baseado em um livro de Adriana Falcão, terá quatro apresentações.

A primeira será na quarta-feira (4) às 14h30, e as outras na quinta (5) às 8h, 9h30 e 14h30. A peça mostra uma garotinha que busca explicações para palavras apresentadas de forma poética e lúdica, encantando espectadores de todas as idades.

Homem-Banda
Durante o festival a criançada será recebida no foyer do teatro por Luís Yuner e seu incrível Homem Banda, que desperta curiosidade ao tocar sozinho e ao mesmo tempo seus vários instrumentos. A performance permeia o universo da tradicional música circense, homenageando dobrados, cirandas e cantigas de roda que embalam números clássicos do circo.

O Festival da Criança é patrocinado pela Usiminas e conta com apoio do Usicultura, Panorama Tower Hotel, Ecomov e Associação Cultural Zélia Olguin. O incentivo é do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Marilda Lyra. A entrada para as apresentações é franca, mediante agendamento escolar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário