25 de setembro, de 2017 | 21:35

Emissão de vistos eletrônicos começa em novembro

Implementação do sistema de vistos eletrônicos começa pela Austrália. Canadá, Estados Unidos e Japão também serão beneficiados pela medida

Turistas de quatro países terão acesso ao Brasil facilitado com visto eletrônicoTuristas de quatro países terão acesso ao Brasil facilitado com visto eletrônico


A partir do dia 21 de novembro, os turistas australianos que desejarem visitar o Brasil já poderão solicitar o visto de entrada no país por um sistema eletrônico de emissão do documento. A concessão do visto deverá sair em, no máximo, 72 horas após a solicitação ser feita pelo turista. O benefício também é válido para viagens de trabalho.

Em janeiro do próximo ano, o sistema eletrônico começa a valer também para turistas canadenses, americanos e japoneses. As datas já foram definidas para cada país: Canadá (8), Estados Unidos (15) e Japão (22). Antes os turistas desses países gastavam tempo e dinheiro para se deslocarem até os Visa Centers e consulados brasileiros de seus países para solicitarem os vistos de entrada no Brasil.

Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a diminuição da burocracia de vistos é uma forma de atração de turista para o Brasil. A expectativa do MTur é que a medida aumente a entrada de estrangeiros no Brasil em até 25%, conforme dados da Organização Mundial do Turismo. “A facilitação de visto tem como objetivo reduzir a burocracia e, principalmente, alavancar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, destacou o ministro.

Outros acordos com mercados estratégicos para o Brasil, como Qatar e Emirados Árabes Unidos deverão eliminar a exigência de vistos entre os dois países. Já a China, que tem o maior mercado de viajantes do mundo, fechou acordo com o Brasil para a emissão de vistos de turismo e negócio com validade de 5 anos. Para atender a nova demanda dos turistas chineses, o Brasil vai ampliar de três para doze novos Visas Centers na China, no início do ano que vem.

Os Visa Centers reduzem, em média, de 45 para 5 dias o prazo de concessão de vistos. Na África, Luanda já conta com um Visa Center inaugurado este mês. Angola responde, atualmente, por 50% dos vistos emitidos pelo Brasil para turistas africanos. Outros países que deverão contar com o mesmo sistema de facilitação de análise de documentos durante a solicitação de vistos ficam no sudeste asiático: Índia (Nova Delhi e Mumbai), Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka são os países prioritários.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gil Alves

05 de novembro, 2017 | 13:05

“e uma vergonha este ministro fazer uma coisa desta o povo brasileiro não consegue visto fácil p lugar nehun manda estes estrangeiro ir p quinto do inferno ministro mau dito filho duma desgraça”

Capitão Nascimento

18 de outubro, 2017 | 10:53

“Prá nós conseguirmos um visto para esses países é uma enorme burocracia e dificuldades para eles é tudo fácil fácil”

Sorriso®®®

02 de outubro, 2017 | 13:25

“hooo País desgraçado esse Brasil.... nós brasileiro devemos esperar a boa vontade, enfrentar filas, gastar muito mais tempo do q eles. e ainda sim algum gênio vai facilitar pra estrangeiro. v pqp!!!”

Envie seu Comentário