24 de setembro, de 2017 | 09:00

Casal em Ipatinga completa 78 anos de casados

O casal do bairro Esperança, em Ipatinga, revela o que entendem como essencial para manter um relacionamento saudável por tantos anos: amor e respeito.

Tiago Araújo

Cultivar um relacionamento amoroso durante décadas não é uma missão das mais fáceis, porém, não é impossível. Aníbal José Machado, de 97 anos, e Maria Rodrigues Machado, de 92 anos, são a prova dessa assertiva. O casal do bairro Esperança, em Ipatinga, completou, neste mês, 78 anos de casados, e revela o que entende como essencial para manter um relacionamento saudável por tantos anos: amor e respeito.
Wôlmer Ezequiel
Maria Rodrigues Machado e Aníbal José Machado se conhecerem durante uma festa de aniversário, no município de Aimorés  Maria Rodrigues Machado e Aníbal José Machado se conhecerem durante uma festa de aniversário, no município de Aimorés

Aníbal conta que a união foi formalizada em 1939, no município de Aimorés, no Leste de Minas Gerais. A aproximação entre o casal começou antes, em uma festa. “Quando tinha 21 anos foi que eu a encontrei. Lembro que foi em um aniversário, quando todo mundo estava cantando e dançando. Eu olhei para o lado e vi essa moreninha dançando. Na hora, pensei: vou cantar uma musiquinha em dedicação àquela morena, e acabei cantando para ela. Foi assim que nós nos conhecemos”, lembra.

Sob o peso dos anos, os cuidados são constantes em casa para se locomover entre os cômodos. E dona Maria sempre recebe o apoio do marido. Conforme Aníbal, os dois têm uma relação harmoniosa, em que um escuta o outro antes de qualquer coisa. “Agradeço a Deus pela união que eu tenho com ela. Não faço nada sem saber a decisão dela antes. Temos uma boa convivência, estamos sempre juntos, com aquele amor e carinho um pelo outro. Agradeço a Deus dia e noite pelo meu lar, pela minha família, pelos nove filhos, 25 netos, 24 bisnetos e um casal de tataranetos que nós temos”, revela. Por sua vez, Maria também pontua que o amor que um tem pelo outro, e o respeito sempre presente
na vida do casal, são bases que podem ser consideradas um sustento para essa longa união. “Ele representa uma pessoa muito maravilhosa. Tudo aquilo que ele já me falou que não o agrada, procuro respeitar e não fazer, assim como tenho feito durante todo esse tempo”, afirma.
O casal acredita que o amor e respeito são bases para uma longa união  O casal acredita que o amor e respeito são bases para uma longa união

Festa
Para celebrar a duradoura união, a família organizou no início deste mês uma festa, que contou com a presença de vários parentes e amigos próximos. Segundo a filha do casal de idosos, Jadilsa Machado, foi um momento histórico e muito importante para todos. “Essa união e essa educação são um exemplo. Não tenho palavras para dizer do comportamento e de tudo que meu pai foi para nós. Transmitimos esse amor para ele porque ele transmitiu para nós da mesma forma. E a nossa mãe é uma mulher virtuosa, uma joia preciosa que nos ensinou muito, e por isso nós agradecemos muito a Deus”, conta Jadilsa.

Assistência
Outro filho do casal, Eduardo Aníbal Machado, informou que os filhos buscam oferecer todo tipo de assistência para os pais, já que eles stão em uma idade avançada. “A cada dia um filho tem dormido na casa com eles. De segunda-feira a segunda-feira, vamos à casa deles para ajudá-los em qualquer coisa. Isso nos dá uma grande alegria, porque eles têm nos ensinado uma vida de caráter, de amor e de generosidade”, destaca.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Arlete Aparecida Silva Cardoso

22 de outubro, 2017 | 08:10

“Em meio há tantas noticias negativas que infelizmente é a realidade de hoje, lê uma matéria como essa encheu meu coração de alegria, coisa mais linda. Que DEUS continue abençoando o casal como muita paz e saúde.”

Marileusa Guimarães Santos

27 de setembro, 2017 | 21:21

“Amei, parabéns ao Tiago pela matéria!”

Mendel

27 de setembro, 2017 | 08:16

“Não queira para teu casamento a felicidade dos casais dos Contos de Fadas, por que nestas estórias os apaixonados só são felizes no final, e ninguém vê...
Augusto Branco
Na realidade muitos, não enfrenta as dificuldades da vida, em um casamento tem que a ver muita renuncia.
Parabéns ao casal, maravilhosa matéria.”

Roberto

25 de setembro, 2017 | 21:58

“emocionante vê esta história diante de tantas coisas ruins q estamos vendo ultimamente .Parabéns e q deus contnue abençoando o casamento deles .”

Eliene

25 de setembro, 2017 | 08:43

“Parabéns ao casal, tive o privilégio de conhecer. E admiro muito o relacionamento deles, um exemplo a ser seguido.”

Raphael Correa

24 de setembro, 2017 | 23:09

“Emocionante saber de histórias assim. Ótima matéria, muito bem escrita, parabéns ao autor.”

André Almeida

24 de setembro, 2017 | 20:03

“Bom saber de histórias assim. Parabéns ao autor da matéria!”

Maurecy Rodrigues

24 de setembro, 2017 | 19:36

“O casamento não é um projeto falido, mesmo muitos descrentes do sucesso do relacionamento, esta é uma das provas que o repórter TIAGO ARAUJO, descreve com muita maestria, parabéns pela matéria, precisamos realmente rever conceitos.”

Carlos Roberto Costa

24 de setembro, 2017 | 11:56

“MARAVILHOSO ESSE EXEMPLO DE VIDA QUE CONSISTE EM VIVER A DOIS QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSA UNIÃO E TODA FAMÍLIA, ESSE EXEMPLO NOS FAZ VIVER PELA FAMÍLIA E EM FUNÇÃO DA FAMÍLIA”

Gildázio Garcia Vitor

24 de setembro, 2017 | 09:48

“Entre tantas notícias ruins do Brasil e do mundo, uma reportagem sobre o Amor eterno entre duas pessoas é o melhor antídoto para o desânimo que tem tomado conta de muitos brasileiros. Parabéns ao casal por esta linda lição de vida e ao Tiago Araújo pela reportagem.”

Envie seu Comentário