19 de setembro, de 2017 | 17:20

Projeto e escola do Ipaneminha promovem celebração do Dia da Árvore

A programação do dia 21 será realizada a partir das 9h, na Fonte da Bica, localizada na estrada principal do Ipaneminha

Fernando Lopes

Divulgação
Evento do Dia da Árvore envolve estudantes da E. M. Mário CasassantaEvento do Dia da Árvore envolve estudantes da E. M. Mário Casassanta
Celebrado em todo o território nacional, o dia 21 de setembro é marcado como o Dia da Árvore. A Escola Municipal Professor Mário Casassanta, sediada no povoado de Ipaneminha, em parceria com o Projeto Mapa da Mina e Associação Comunitária do Ipaneminha e Periferia (Acipe), promovem comemoração especial nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22).

O evento terá a apresentação de crianças da Educação Infantil e também estudantes de 1º ao 5º e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A programação do dia 21 será realizada a partir das 9h, na Fonte da Bica, localizada na estrada principal do Ipaneminha.

A diretora da escola, Luciane Fonseca, destaca que as crianças são envolvidas com atividades de conscientização ambiental dentro e fora da sala. “A importância da preservação do meio ambiente é trabalhada tanto na teoria, dentro da sala de aula, quanto na prática. Vamos ao campo, onde os estudantes recebem orientações técnicas sobre a proteção de nascentes e mata, por exemplo”, salienta a diretora.

Com instruções recebidas ao longo do ano, os estudantes irão realizar no Dia da Árvore apresentações musicais e de jogral. No dia 22, a festiva ainda continua no sítio do Sr. Nelson, com uma peça teatral desenvolvida especialmente para a data.

O coordenador do Projeto Mapa da Mina, Alessandro de Sá, pontua que o ambiente escolar é de extrema importância para a difusão de conhecimentos voltados à preservação da natureza. “É necessário estarmos inseridos no ambiente escolar para dinamizarmos e divulgarmos o projeto e sua missão. Assim, atingimos não só os alunos como também toda a comunidade escolar. Este é um espaço importante para a discussão da gestão dos recursos hídricos de nosso município”, resume Alessandro.

A ação também recebe apoio da Acipe. O presidente da associação, Estáquio Emílio, pontua que conversas sobre o meio ambiente são frequentes nas reuniões dos moradores. “Desde 2015, trabalhamos em conjunto com o projeto e a escola da comunidade. Fazemos a reunião da Acipe todo mês, e sempre discutimos a importância da preservação ambiental, ainda mais para nós da zona rural”, resume.

Projeto Mapa da Mina

Divulgação
Projeto Mapa da Mina mapeia a bacia do Ribeirão Ipanema e atua na preservação de nascentes de IpatingaProjeto Mapa da Mina mapeia a bacia do Ribeirão Ipanema e atua na preservação de nascentes de Ipatinga
O Projeto Mapa da Mina, instituído em 2015, é coordenado pelo Instituto Interagir e recebe apoio do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da assinatura de termos de ajustamento de conduta com empresas autuadas pelo órgão.

Com área de atuação em todo o território de Ipatinga, o projeto mapeou, em dois anos, 565 nascentes em 210 propriedades nas zonas urbana e rural. Das nascentes identificadas, quase 230 estão comprometidas e necessitam de ações emergenciais.

Engenheiro florestal e colaborador do projeto, Leandro Silva Melo destaca que a fonte de recursos hídricos está vinculada com as árvores. “As árvores estão diretamente ligadas à questão de produção hídrica. Se retirarmos a vegetação, o solo fica exposto aos fatores erosivos, o que acarreta em danos aos cursos d’água”, alerta.

O coordenador do Mapa da Mina, Alessandro de Sá, pontua que é preciso um plano de gestão hídrica para a manutenção da bacia do Ribeirão Ipanema. “Em 53 anos de emancipação, os mananciais de Ipatinga foram totalmente negligenciados. Não temos em prática uma política de gestão desses recursos. Precisamos de ações concretas para melhorar esta situação. Temos que lembrar a importância do Ribeirão Ipanema. O ribeirão é um afluente do rio Doce, ou seja, produz água e vida aquática que está renovando o rio. Além disso, o curso d’água que corta a cidade traz mais umidade ao ar, além de carregar ventos que amenizam o clima quente. Temos que nos atentar com urgência para essas questões”, conclui o coordenador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

19 de setembro, 2017 | 20:43

“Parabéns aos alunos e professores envolvidos neste maravilhoso projeto.”

Envie seu Comentário