19 de setembro, de 2017 | 15:01

Grupo Corpo se apresenta em Ipatinga

A apresentação em Ipatinga é viabilizada pelo projeto “Plano Anual Instituto Usicultura 2017” (Pronac 164275), que integra a Série Spettacolo de Dança, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura

José Luiz Pederneiras/Divulgação/ACS CCU
O Grupo Corpo vai apresentar duas coreografias em IpatingaO Grupo Corpo vai apresentar duas coreografias em Ipatinga


O Teatro do Centro Cultural Usiminas completa 15 anos de atividades em outubro. O espaço é uma referência de qualidade em Minas Gerais, e vai celebrar esta data tão especial com o Grupo Corpo. A companhia mineira vai apresentar os espetáculos “Suíte Branca” e “Dança Sinfônica”, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, às 20h.

Em “Suíte Branca”, os bailarinos se movimentam sobre o linóleo também branco tendo ao fundo um painel que pouco a pouco revela saliências de uma estrutura que sugere uma gigantesca geleira. Neste cenário, percorrem o instigante emaranhado de temas composto por Samuel Rosa para a trilha.

Tal as antigas tabulas rasas romanas ou uma página em branco, sobre a qual uma nova história começa a ser inscrita, entre ondulações de braço e quadril, movimentos pendulares, suspensões e intercorrências de chão, os artistas propõem um diálogo com a lei da gravidade.

No espetáculo “Dança Sinfônica”, o Grupo Corpo faz uma retrospectiva dos 40 anos de trajetória, completados em 2015. No cenário, fotografias do cotidiano de artistas, técnicos e camareiros.

José Luiz Pederneiras/Divulgação/ACS CCU
A memória revisitada está na música. A trilha composta por Marco Antônio Guimarães segue o caminho memorialista e apresenta um conjunto de temas interpretados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, entremeados pelo som singular do Uakti.

O resultado carrega um lirismo transbordante, tecido em referências a personagens e passagens que, dentro ou fora da cena, marcaram a trajetória do Corpo, e atinge seu clímax no primoroso pas-de-deux em espiral.

A apresentação em Ipatinga é viabilizada pelo projeto “Plano Anual Instituto Usicultura 2017” (Pronac 164275), que integra a Série Spettacolo de Dança, com patrocínio da Usiminas (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

Espaço referência
O Teatro do Centro Cultural Usiminas foi inaugurado em 31 de outubro de 2002 com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o ator Stênio Garcia, a cantora Sílvia Klein e a Cia. de Dança de Minas Gerais.

Com 724 lugares, o espaço foi construído com um moderno projeto. Paulo Autran, Elza Soares, Madeleine Peyroux, Grupo Galpão, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos e Cleide Yáconis são alguns nomes que deixaram suas marcas no espaço.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância do espaço para a formação de público, movimentação da cadeia econômica local e produção cultural. “Em 15 anos, nosso teatro construiu uma história na cultura no Vale do Aço”, salienta a diretora.

SERVIÇO:
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Suíte Branca e Dança Sinfônica
Grupo Corpo
Dias 30 de setembro e 1º de outubro - 20h
Classificação livre. Ingressos na bilheteria e site www.eventim.com.br. R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal, Mineração Usiminas e Soluções Usiminas). Mais informações: (31) 3822-3031.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário