18 de setembro, de 2017 | 10:16

Angela-Lago lança livro de poemas

Tradutora de Rilke e Dickinson se inspira em árvores e flores

Divulgação
O livro e sua autora, no distrito em que ela mora, no interior de MinaO livro e sua autora, no distrito em que ela mora, no interior de Mina
Nesta quinta-feira (21) comemora-se o Dia da Árvore. Aproveitando o mote, a consagrada escritora e ilustradora Angela-Lago criou um livro delicado, que funciona como um jardim poético ao tomar as flores como metáforas de temas existenciais.

Manacás, rosas, girassóis, sempre-vivas, lírios e muitas outras flores desabrocham em “O caderno do jardineiro”, coletânea de poemas que acaba de ser lançado pela editora SM.

Com linguagem poética sofisticada, mas acessível a diversos níveis de leitura, os versos da premiada escritora e ilustradora mineira brincam com a sonoridade e o sentido das palavras.

A flor, como metáfora da existência humana, é ponto de partida para discorrer sobre a passagem do tempo, a transitoriedade, a fragilidade.

Além disso, abre questões sobre a natureza e meio ambiente. Ainda que Angela-Lago esteja estreando na poesia, o resultado é um trabalho maduro e consistente, na esteira de suas traduções de poetas como Emily Dickinson e Rainer Maria Rilke.

Suas ilustrações delicadas, feitas a partir de fotografias, exploram transparências e incompletudes, em perfeito casamento com os poemas. O resultado é um conjunto coeso e profundo, capaz de encantar a todos.
Angela-Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945.

Morou na Venezuela e na Escócia, e atualmente vive num pequeno vilarejo do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Desde 1980, publica seus livros no Brasil e no exterior.

Tida como um dos nomes mais importantes da literatura infantil e juvenil brasileira, sua obra já recebeu inúmeros prêmios e condecorações.

FICHA TÉCNICA:
O caderno do jardineiro
Angela-Lago
Coleção Comboio de Corda - Poesia
64 Páginas - R$ 40
ISBN: 978-85-418-1247-4
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário