Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de setembro, de 2017 | 11:37

Como usar cerveja no preparo de pratos

O chef e beer sommelier Guilherme De Rosso dá dicas de como usar a bebida na cozinha

Nos últimos anos, o segmento das cervejas artesanais cresceu muito no Brasil, mesmo em um período de crise econômica. Fortalecidas e em franca expansão, as cervejarias passaram a apostar e diferentes estilos, sabores, aromas e combinações.

Divulgação/P&G Comunicação
Chef Guilherme De RossoChef Guilherme De Rosso
Para o chef e beer sommelier curitibano Guilherme De Rosso, proprietário do Simples Assim e coordenador do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu, a bebida é, também, uma ótima aliada para os mais variados preparos gastronômicos.

Comprovando essa teoria, ele acaba de lançar o projeto EatBeer, que consiste na criação de receitas diferenciadas que levam cervejas artesanais em sua composição.

Para incentivar a nova cultura, De Rosso separou algumas dicas de cervejas que podem ser acrescentadas aos pratos. Para ele, o segredo está no equilíbrio. “Como qualquer ingrediente, a cerveja tem a função de trazer mais sabor ao preparo.

Divulgação/P&G Comunicação
Ceviche com cervejaCeviche com cerveja
Temos que pensar com muito cuidado no estilo da cerveja que será utilizada e qual será seu propósito, além é claro, da maneira como vamos utilizá-la. Tenha em mente que você deve aproveitar a característica principal de cada estilo, seja o aroma ou o sabor”, explica o especialista.

Cervejas aromáticas lupuladas (IPAs em geral): tente não levar esse tipo de cerveja ao fogo. A fervura por um certo tempo faz volatilizar todos os componentes aromáticos que dão característica a cerveja e que queremos presentes no prato, além de potencializar o amargor.

Elas são boas para serem usadas no final da preparação. Exemplos de pratos: Chimichurri, Pesto, Mousse de Chocolate Belga, Torta de limão, Conservas e Maioneses.

Divulgação/P&G Comunicação
Ultimate beer burguerUltimate beer burguer
Cervejas encorpadas e alcóolicas (entre elas Weeheavy e Strong Scotch Ale) podem ser levadas ao fogo por mais tempo. São perfeitas para carnes e legumes que têm longa cocção. Assim como um vinho tinto, funcionam muito bem em molhos. Exemplo de pratos: Ragú e Ossobucco.

Cervejas Maltadas (entre elas stouts, dubbel e bocks): têm o maior leque de opções de uso na cozinha, pois o malte é um ótimo componente, agrega sabor e aroma em preparos doces e salgados.

Exemplos de pratos: caldas de chocolate, panquecas americanas, waffle belga, bolinho de vegetais, molhos (tente um molho pomodoro com stout), Tiramisú, cebola caramelizada e Caramelo.

Cervejas “funky” (cervejas com um caráter bem marcante, entre elas Lambics, Flandres e Farmhouse Ales): vão muito bem com frutos mar. É uma experiência inusitada, mas cheia de sabor. Exemplos de pratos: Vinagrete de Marisco e Ceviche.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário