Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de setembro, de 2017 | 09:26

11ª Primavera dos Museus no Unileste

Museu Padre De Man integra programação nacional e resgata história regional

O Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man, no campus Unileste de Coronel Fabriciano, é uma das instituições participantes da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre de 18 a 22 de setembro.

ACS Unileste
O Museu Padre Joseph Cornelius Maria De Man, no UnilesteO Museu Padre Joseph Cornelius Maria De Man, no Unileste
Nesse período, mais de 900 museus do país oferecem atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outros. O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, é aberto a escolas da região e ao público.

O tema desta edição, “Museus e suas memórias”, destaca a importância de se valorizar a memória institucional, construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais, e que tem no museu um importante ponto de conexão. O museu do centro universitário dará foco à história do fundador da instituição, Joseph Cornélius Maria De Man.

“As atividades visam aproximar o Museu da comunidade interna e externa, ampliando a visibilidade do espaço”, diz Conceição Marques, coordenadora do Museu Padre De Man. “O Museu tem muitas e diferentes memórias, que merecem e precisam ser reveladas e também preservadas”, acrescenta.

A palestra “Museus enquanto lugar de memórias” integra a solenidade de abertura na segunda-feira (18), às 19h, no Auditório Padres do Trabalho, e será com a professora Vanessa Costa Soares, que também ministra oficina de restauração de fotos no mesmo dia, às 15h, no museu Padre de Man.

Do dia 19 ao dia 21 o espaço recebe visitas orientadas: terça-feira, às 14h e às 19h, e quarta e quinta-feira às 14h. Para celebração ao fundador Padre De Man, na Capela Santíssima Trindade, no campus Fabriciano, haverá celebração do Padre Geraldo Ildeo.

Na sexta-feira (22) haverá o Concurso de Desenho e Redação com o tema “A história do Padre De Man”. O objetivo é resgatar e socializar a história do padre que idealizou e criou o Colégio, valorizando as produções textuais dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Padre De Man.

A programação de visitas monitoradas e pré-agendadas ao Museu será integrada às atividades da 11ª Primavera dos Museus, às 9h e às 14h. O contato deve ser feito pelo telefone (31) 3846-5543 ou pelo e-mail: [email protected].

PROGRAMAÇÃO:
18/09 (segunda-feira)
15h | Oficina Restauração de Fotos
Local: Museu Padre De Man
19h | Palestra Museus e suas memórias
Local: Auditório Padres do Trabalho

19/09 (terça-feira)
14h e 19h | Visitas monitoradas
Local: Museu Padre de Man
20/09 (quarta-feira)
14h | Visitas monitoradas
Local: Museu Padre de Man
19h | Celebração ao fundador Padre De Man
Local: Capela Santíssima Trindade, Unileste campus Fabriciano

21/09 (quinta-feira)
14h | Visitas monitoradas
Local: Museu Padre de Man

22/09 (sexta-feira)
9h | Concurso de Desenho e Redação
Local: Colégio padre de Man

SERVIÇO:
11ª Primavera de Museus
De 18 a 22 de setembro
Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man
Campus Coronel Fabriciano (Unileste)
Entrada gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário