13 de setembro, de 2017 | 17:53

Minas Gerais se organiza para lutar e resistir ao desmonte do SUAS

Até o fim desse mês, serão realizadas 21 conferências regionais em sincronia de tema, objetivo e público

Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG
Membros da mesa de abertura da da 11ª Conferência Estadual de Assistência SocialMembros da mesa de abertura da da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social
Timóteo é o próximo município mineiro a sediar a Conferência Regional de Assistência Social 2017. Marcada para o dia 18 de setembro, a estimativa de público do evento é 302 profissionais, entre delegados, convidados e cursistas do Capacita SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Até o fim desse mês, serão realizadas 21 conferências regionais em sincronia de tema, objetivo e público, com o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social, ação prevista no Capacita Suas. Em Timóteo, os trabalhos serão abertos pela secretária Adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Social, Karla França, às 8h no Clube Asseit/Sesi. Também em 18 de setembro serão realizadas as conferências regionais em Curvelo e Ituiutaba.

O desmonte do Suas contido nas medidas anunciadas pelo governo federal, como o congelamento dos investimentos na área social por 20 anos (Emenda Constitucional 95/2016), a Reforma da Previdência, os cortes no Programa Bolsa Família, a Reforma Trabalhista e a consequente perda de direitos sociais, é o tema principal das conferências e a proposta da Sedese e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) se reflete no lema adotado no estado: organizar, lutar e resistir.

Desde agosto, dirigentes e técnicos da secretaria realizam uma verdadeira caravana pelo interior de Minas Gerais, para cumprir uma agenda de debates e deliberações com usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros da política pública de Assistência Social.

Entre os resultados dos eventos já realizados em Minas estão: a criação de comissões provisórias para formação de fóruns de trabalhadores e fóruns de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a implementação de Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas).

Gestão

A programação vai aprofundar o tema “Gestão democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no Suas” e inclui, além da mesa de abertura, duas plenárias temáticas e uma plenária final. A primeira mesa tem como tema “A função estratégica das Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social, nas formas de gestão compartilhada e fortalecimento do Controle Social nas regiões”. A segunda será sobre “A participação e valorização dos usuários e trabalhadores da rede socioassistencial pública e privada para garantia dos direitos no fortalecimento do Suas”.

As conferências regionais antecedem a XII Conferência Estadual de Assistência Social, de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário