13 de setembro, de 2017 | 14:01
Do campo ao mar, cuidado sempre
Aniversário Cenibra 44 Anos
Estrategicamente posicionada entre a BR-381 e a via da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a planta industrial da Cenibra tem em funcionamento duas linhas de produção. A Linha 1, que opera desde 1977, e a Linha 2, que recebeu investimentos aproximados de US$ 800 milhões e entrou em operação no final de 1995. Em dezembro de 2006, a empresa concluiu o projeto que ampliou sua capacidade de produção para 1.140 mil toneladas/ano, no qual foram investidos aproximadamente US$ 298 milhões.Graças à qualidade da celulose que produz e à excelência operacional que é praticada pela empresa no campo e na indústria, aliadas à credibilidade de sua marca, confiabilidade no fornecimento, e a existência de contratos de longo e médio prazos firmados com grandes compradores internacionais, a Cenibra ocupa hoje posição de destaque nos mercados interno e externo.
Transporte eficiente
Para chegar ao seu maior cliente - o mercado externo -, a celulose produzida pela Cenibra é transportada pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, em um percurso de 375 km, até o Terminal Especializado de Barra do Riacho Portocel, um equipamento do qual a Cenibra detém 49% da participação acionária. Localizado no litoral norte do estado do Espírito Santo, é o único porto especializado no manuseio e embarque de celulose em funcionamento no Brasil. A expedição para o mercado interno é feita por via rodoviária.
No caso do transporte por via rodoviária, a Cenibra tem um contrato de longo prazo com uma transportadora renomada no mercado, que possui uma frota sempre renovada e com rígidos controles de manutenção e de emissão de poluentes. Isto implica usar veículos com tecnologia alinhada às legislações e normas mais recentes dos órgãos competentes brasileiros. Os prestadores de serviço são avaliados periodicamente segundo padrões de segurança e sustentabilidade.
No transporte do produto fabricado pela Cenibra por via ferroviária, são realizadas medições periódicas dos níveis de emissão de gases para assim garantir o atendimento à legislação, sendo que 5% do combustível utilizado caracteriza-se como biocombustível.
No caso do transporte marítimo da celulose até os portos de destino, no exterior, são contratados os navios de última geração, embarcações de empresas especializadas em produtos florestais e que são abastecidos com combustíveis com baixo teor de enxofre, conforme a legislação vigente.
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