13 de setembro, de 2017 | 14:01

Do campo ao mar, cuidado sempre

Aniversário Cenibra 44 Anos

Arquivo/ACS Cenibra
O cuidado da Cenibra passa pelas melhores plantaçõesO cuidado da Cenibra passa pelas melhores plantações
Estrategicamente posicionada entre a BR-381 e a via da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a planta industrial da Cenibra tem em funcionamento duas linhas de produção. A Linha 1, que opera desde 1977, e a Linha 2, que recebeu investimentos aproximados de US$ 800 milhões e entrou em operação no final de 1995. Em dezembro de 2006, a empresa concluiu o projeto que ampliou sua capacidade de produção para 1.140 mil toneladas/ano, no qual foram investidos aproximadamente US$ 298 milhões.

Graças à qualidade da celulose que produz e à excelência operacional que é praticada pela empresa no campo e na indústria, aliadas à credibilidade de sua marca, confiabilidade no fornecimento, e a existência de contratos de longo e médio prazos firmados com grandes compradores internacionais, a Cenibra ocupa hoje posição de destaque nos mercados interno e externo.

Arquivo/ACS Cenibra
Portocel, no Espírito Santo, de onde a celulose vai para o exteriorPortocel, no Espírito Santo, de onde a celulose vai para o exterior
Transporte eficiente
Para chegar ao seu maior cliente - o mercado externo -, a celulose produzida pela Cenibra é transportada pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, em um percurso de 375 km, até o Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel, um equipamento do qual a Cenibra detém 49% da participação acionária. Localizado no litoral norte do estado do Espírito Santo, é o único porto especializado no manuseio e embarque de celulose em funcionamento no Brasil. A expedição para o mercado interno é feita por via rodoviária.

No caso do transporte por via rodoviária, a Cenibra tem um contrato de longo prazo com uma transportadora renomada no mercado, que possui uma frota sempre renovada e com rígidos controles de manutenção e de emissão de poluentes. Isto implica usar veículos com tecnologia alinhada às legislações e normas mais recentes dos órgãos competentes brasileiros. Os prestadores de serviço são avaliados periodicamente segundo padrões de segurança e sustentabilidade.

No transporte do produto fabricado pela Cenibra por via ferroviária, são realizadas medições periódicas dos níveis de emissão de gases para assim garantir o atendimento à legislação, sendo que 5% do combustível utilizado caracteriza-se como biocombustível.

No caso do transporte marítimo da celulose até os portos de destino, no exterior, são contratados os navios de última geração, embarcações de empresas especializadas em produtos florestais e que são abastecidos com combustíveis com baixo teor de enxofre, conforme a legislação vigente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário