13 de setembro, de 2017 | 13:54

Quando produzir celulose vale vidas

Aniversário Cenibra 44 Anos

Uma das iniciativas mais queridas da Cenibra é o Projeto Mutum, que há quase 30 anos promove a reintrodução na natureza de aves silvestres ameaçadas de extinção.

Arquivo/ACS Cenibra
36 filhotes de jacutinga já nasceram na área da Fazenda Macedônia36 filhotes de jacutinga já nasceram na área da Fazenda Macedônia
Referência mundial em reintegração de espécies ao ecossistema natural e ganhadora de vários prêmios, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Macedônia, situada no município de Ipaba (MG), é reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e além das diversas espécies reintroduzidas, abriga cerca de 20% da população mundial de mutuns, ave símbolo do projeto.

O trabalho é feito através de parceria entre a Cenibra e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), uma entidade não governamental sediada em Contagem. E já possibilitou a soltura de espécimes como o mutum do Sudeste (Crax blumembachii), macuco (Tinamus solitarius), capoeira (Odontophorus capueira), jaó (Crytpturellus n. noctivagus), inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), jacuaçu (Penelope obscura) e jacutinga (Pipile jacutinga).

Arquivo/ACS Cenibra
Fazenda Macedônia, em Ipaba, uma reserva vital de Mata AtlânticaFazenda Macedônia, em Ipaba, uma reserva vital de Mata Atlântica
Na mais recente ação do projeto, 25 casais de jacutinga provenientes do criadouro científico Guaratuba, no estado do Paraná, foram reintroduzidos na RPPN Fazenda Macedônia, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do Estado de Minas Gerais.

Além do incremento populacional, a soltura destas aves permite o aumento da variabilidade genética da população da espécie na área, fundamental para a sua conservação. Ao todo, o Projeto já recebeu 129 jacutingas. Nas matas da Fazenda Macedônia foi registrado o nascimento de 36 filhotes. 

Considerando as sete espécies contempladas no PROJETO MUTUM, até o presente momento, 419 aves já foram reintroduzidas ao habitat natural e 258 filhotes já foram registrados em campo durante os monitoramentos. No entanto, estima-se que este número seja expressivamente maior, pelo fato das matas da Fazenda Macedônia serem conectadas a outras áreas preservadas pela CENIBRA, o que possibilita a dispersão das aves para outras regiões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário