13 de setembro, de 2017 | 13:43

Foco na Gestão e Estratégia

Aniversário Cenibra 44 Anos

Arquivo/ACS Cenibra
O cuidado no campo garante uma celulose de qualidadeO cuidado no campo garante uma celulose de qualidade
As novas tecnologias de informação, como os tablets e smartphones, estão reduzindo o consumo de papel em todo o mundo. Apesar disso, a celulose produzida pela Cenibra mantém um mercado ávido e cativo, especialmente para a fabricação de papéis-toalha e higiênicos, guardanapos, embalagens, fraldas e outros. Some-se a isto a reconhecida tradição e qualidade da marca Cenibra, e a empresa tem, de fato, muitas e boas razões para comemorar os seus 44 anos de vida.

A Cenibra administra sua estratégia empresarial utilizando o conceito de Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD) e o Gerenciamento Pela Rotina (GPR), que priorizam a evolução dos resultados e se apoiam em ferramentas de avaliação de desempenho.

Em 2016 veio a necessidade de ampliar a inclusão de aspectos de sustentabilidade em seus processos, e a Cenibra desenvolveu uma metodologia para estimular a integração dos temas econômico, social, ambiental e de governança às estratégias de negócio, com a criação do Índice de Sustentabilidade Cenibra (ISC) aplicada em quatro dimensões de sustentabilidade: Econômica, Social, Ambiental e Institucional.

Arquivo/ACS Cenibra
A gestão dos processos confere tradição à marca CenibraA gestão dos processos confere tradição à marca Cenibra
A elas foram agregados indicadores específicos, cujos pesos e resultados formam o ISC. Também houve a inclusão de estímulos (estágios) para que a atuação dos processos não se limite às fronteiras da empresa e ao cumprimento de leis vigentes, normas e regulamentos, mas busque também a sustentabilidade junto à sua cadeia produtiva e nas melhores práticas de mercado. A ferramenta serve também de apoio na avaliação e mensuração do desempenho dos processos e na definição e implementação de metas futuras mais sustentáveis.

A metodologia é complementada com um novo Mapa de Sustentabilidade, que apresenta a Diretriz para a Sustentabilidade e o resultado final do ISC. No mapa também estão contemplados os índices de desempenho de cada uma das quatro dimensões previstas e o objetivo corporativo de cada uma delas, de forma a contribuir para melhorar a sustentabilidade da empresa.

Certificações
Os sistemas de gestão da Cenibra são certificados por institutos independente, que atestam o empenho da empresa na conservação ambiental e pela adoção de práticas sustentáveis no seu processo produtivo. A empresa é auditada anualmente pelos órgãos certificadores, com o objetivo de verificar o atendimento às normas e garantir a melhoria contínua do processo.

As certificações asseguram a disponibilidade dos recursos florestais, a perenidade do negócio, favorecem o relacionamento com as partes interessadas e consolidam e valorizam a imagem da Cenibra como uma Empresa responsável nos aspectos social e ambiental.

A Cenibra detém estas certificações: Sistema de Gestão da Qualidade: ISO 9001 (desde 1993); Sistema de Gestão Ambiental: ISO 14001 (desde 1997); Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório: ABNT NBR ISO/IEC 17025 desde 2008); Manejo Florestal: dois selos atestam que o manejo florestal da Cenibra é ambientalmente adequado e socialmente justo (desde 2005); Cadeia de Custódia: Os dois selos de certificação também garantem que a celulose produzida utiliza matéria-prima que provém de floresta 100% certificada ou de fonte controlada (Mixed Sources) (desde 2005).

Em 2016, com a publicação da nova versão das Normas ISO 9001 e ISO 14001, houve adequações e atualizações nas informações documentadas e práticas de gestão, e revisado o mapeamento de processos do SIG. Outro ponto de destaque foi a integração da Cenibra à certificação ISO 14001 da Oji Holdings, compartilhando o mesmo certificado com as demais empresas do grupo.

A unificação tornou a certificação mais desafiadora, avaliada em um contexto global e envolvida numa gestão em vários continentes e países, com diversos idiomas, culturas e legislações aplicáveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário