Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2017 | 13:39

Do viveiro ao campo

Aniversário Cenibra 44 Anos

Arquivo/ACS Cenibra
Mudas de qualidade vão se transformar em belas árvores no campoMudas de qualidade vão se transformar em belas árvores no campo
O viveiro de mudas de eucalipto da Cenibra recebeu investimentos de US$ 2,25 milhões. O conjunto do equipamento tem capacidade de produzir mais de 24 milhões de mudas de planta por ano, usando uma tecnologia que permite controlar eletronicamente todos os fatores de produção, como temperatura, umidade, luz, nutrientes e água.

Jardim clonal
A produção de mudas de eucalipto na Cenibra é feita utilizando o processo de miniestaquia, que consiste na utilização das próprias mudas para a produção de brotos, sem propagação por meio de sementes.
No jardim clonal, as minicepas de eucalipto são acondicionadas em mesas rolantes de aço inoxidável – onde recebem fertirrigação na parte inferior do substrato, que é depositado no interior de tubetes plásticos - ou em leito de areia sobre calhetões de concreto armado – onde recebem fertirrigação por gotejamento.

Arquivo/ACS Cenibra
Boas mudas garantem uma floresta de eucaliptos sadia e vistosaBoas mudas garantem uma floresta de eucaliptos sadia e vistosa
Casa de vegetação
Após a coleta dos brotos (estacas) no jardim clonal e estaqueamento nos tubetes com substrato, um elemento composto basicamente de palha de arroz carbonizada e vermiculita, as mudas são conduzidas até a casa de vegetação do viveiro para o necessário enraizamento, onde permanecem por um período de aproximadamente 25 dias. Nesta fase, a irrigação das mudas é realizada por nebulização, com um rigoroso controle de temperatura e umidade.

Sombreamento
O sombreamento é a etapa em que as mudas de eucalipto permanecem durante aproximadamente seis dias recebendo 50% de radiação solar. Após este período elas seguem para o galpão de 1ª seleção, onde aquelas que não apresentam todas as características de qualidade desejada pela empresa são excluídas do processo.

Arquivo/ACS Cenibra
Todas as etapas do plantio são cuidadosamente checadasTodas as etapas do plantio são cuidadosamente checadas
Na fase de crescimento das mudas, que dura aproximadamente 25 dias, elas recebem fertirrigação e radiação solar direta. Depois disso elas são enviadas ao galpão de 2ª seleção, para a retirada das brotações excedentes e classificação das mudas por tamanho.

As plantas que não atingem o padrão ideal necessário não passam para a fase de aclimatação. Nesta etapa, ocorre a redução da fertirrigação e há uma diminuição nos ciclos de irrigação. As mudas são então preparadas para enfrentar a realidade do campo.

Estaleiro e expedição
O estaleiro é a última etapa do processo, antes que as mudas venham a ser expedidas para o plantio no campo. Para a expedição, as mudas devem estar no mesmo padrão de qualidade em relação ao tamanho, e pares de folhas, além de estarem absolutamente livres de doenças. As mudas seguem então para as áreas de plantio, acomodadas em bandejas dispostas em caminhões semifechados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário