EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

13 de setembro, de 2017 | 13:36

Na Cenibra, a qualidade da terra é parceira da qualidade da celulose

Aniversário Cenibra 44 Anos

Arquivo/ACS Cenibra
O viveiro de mudas da Cenibra dá segurança aos funcionáriosO viveiro de mudas da Cenibra dá segurança aos funcionários
A terra é onde começa o trabalho da Cenibra, onde é cultivado o eucalipto que abastece a unidade industrial da empresa. E na terra, do plantio à colheita e transporte, todos os cuidados são tomados para que a madeira atenda a rigorosos padrões de qualidade. Isto é feito utilizando os mais modernos equipamentos e as mais evoluídas técnicas de silvicultura disponíveis, capazes de garantir padrões de excelência ao longo de todo o processo e minimizar quaisquer impactos ambientais não desejados.

A Cenibra maneja uma área superior a 250 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outras finalidades.

Mudas que valem ouro
Para que o eucalipto se desenvolva com todo o seu potencial no campo, transforme-se em árvores de porte belo e sadio para posteriormente gerarem uma celulose de alta qualidade, é preciso, antes de tudo, que ele nasça em berço de ouro, cercado de cuidados especiais. Para isso a empresa mantém um moderníssimo Viveiro Florestal, que lhe permite centralizar em uma única unidade todas as atividades de produção de mudas que abastecem as florestas renováveis de eucalipto mantidas pela empresa.

Um dos mais evoluídos do mundo no que se refere às técnicas empregadas na produção de mudas de eucalipto por clonagem, o complexo, instalado em uma área de 40.000 m2, a cerca de dois quilômetros da unidade industrial da empresa, em Belo Oriente, conta com uma estrutura que permite controlar os fatores de produção, tais como temperatura, umidade, luz, nutrientes e água.

Os empregados da Cenibra também são beneficiados com as modernas instalações do viveiro. Seguindo as normas de saúde ocupacional, eles trabalham em amplos galpões, sempre protegidos do sol e da chuva, em uma estrutura que fornece significativa redução dos esforços físicos para o transporte de mudas, insumos e utensílios. Além disso, praticam exercícios preparatórios e compensatórios com orientação médica, durante o horário de expediente, duas vezes por dia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário