Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2017 | 13:06

Contém Cultura em Periquito

Aniversário Cenibra 44 Anos

ACS Cenibra
O documentário O Trem do Vale foi exibido na inauguraçãoO documentário O Trem do Vale foi exibido na inauguração
Graças ao apoio do Instituto Cenibra, a cidade de Periquito está fora do grupo dos 71% dos municípios do país que não possuem Centro Cultural e dos 91% que não contam com uma sala de cinema. Já está funcionando na cidade o Contém Cultura, espaço que abrange dois contêineres adaptados para abrigar exibições de filmes, saraus literários e várias outras atividades artísticas e culturais.

Inicialmente vai acontecer no espaço uma exibição semanal de filmes, até junho de 2018. Ao todo, cerca de 100 obras, distribuídas em 80 sessões de cinema. A partir daí o Contém Cultura passará pela administração local.
O diretor-presidente da Cenibra, Naohiro Doi, na inauguração do Contém Cultura, afirmou que o espaço é um “instrumento fundamental no processo de desenvolvimento e promoção social e evolução humana”.

O presidente falou sobre as ações do Instituto Cenibra nas cidades em que a empresa atua e que são focadas no apoio e promoção de atividades culturais, a fim de proporcionar a inclusão social, aliada a práticas educativas.

ACS Cenibra
O Contém Cultura oferece diferentes opções de ações culturaisO Contém Cultura oferece diferentes opções de ações culturais
O documentário O Trem do Vale inaugurou a nova sala de cinema, com direito a exibição simultânea em um painel de led montado ao ar livre para o público que lotou a praça. O filme fala sobre a história da centenária Estrada de Ferro Vitória Minas, trazendo depoimentos de anônimos que participaram de sua construção.

Professoras da Escola Municipal São Sebastião do Baixio, Gisele da Silva Evangelista e Rosângela Vidal da Silva Viana, que nunca haviam ido ao cinema, disseram que o Contém Cultura foi uma surpresa. “Gostei muito da programação, que vai mostrar as histórias da vida real das pessoas”, disse Rosângela.

O cantor Júnior Félix entoou o Hino Nacional, e os atores do grupo de teatro Katarriso (GV) se apresentaram caracterizados de personagens conhecidos do público, como Alice e o Chapeleiro Louco, da história Alice no País das Maravilhas; Mônica, personagem do cartunista Maurício de Sousa; Charles Chaplin e Marilyn Monroe, dentre outros personagens da cena hollywoodiana.

Patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Contém Cultura é um projeto de descentralização desenvolvido pela promotora cultural Luciana Profiro, que visa proporcionar ricas experiências para a população e formar público para filmes fora do circuito comercial.

ACS Cenibra
A belíssima Lagoa do Piau, vista a partir do Campus da DoctumA belíssima Lagoa do Piau, vista a partir do Campus da Doctum
Educação para o bem
O Campus Piau da Rede de Ensino Doctum, em Caratinga, foi palco para o 4º módulo de capacitação do Projeto Escola de Vida, cujo tema foi Ecologia do cotidiano: a Escola e a Comunidade.

Os participantes realizaram dinâmicas e interpretações de textos temáticos para promover a reflexão e prospecção de estratégias de ensino de forma a potencializar o relacionamento do ser humano com o meio ambiente de forma integrada, compreendendo a Escola e a Comunidade como ambientes de integração e aprendizado.

Participaram 100 professores da rede pública de ensino dos municípios de Córrego Novo, Pingo D’Água, Caratinga (São Cândido, Cordeiro de Minas) e Bom Jesus do Galho (Revés do Belém e Quartel Sacramento).

O projeto é uma parceria da Cenibra com a Fundação Relictos, e abrange anualmente professores do 1º ao 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas nos municípios de atuação da empresa, discutindo e desenvolvendo conceitos sobre o meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto aos estudantes. A iniciativa dissemina a consciência ambiental e a valorização da natureza em sintonia com as questões ambientais contemporâneas, o que inclui a prevenção e combate a incêndios florestais e a gestão de recursos hídricos.

“A Educação Ambiental é um poderoso instrumento de transformação do sonho da sustentabilidade, em realidade de um mundo melhor. O Escola de Vida há 21 anos gera frutos sustentáveis neste sentido. Foram 2.268 professores formados nestes anos de sucesso, com 431 escolas envolvidas” declara Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais.

Até o fim do ano terão sido desenvolvidos os seguintes temas: Fauna e flora regionais (1º módulo); Os seres vivos em seu próprio direito (2º módulo); Ecologia e saúde integral (3º módulo); Ecologia do cotidiano: a escola e a comunidade (4º módulo); Aspectos sociais, ambientais e econômicos do eucalipto (5º módulo).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário