CADERNO IPATINGA 2024

13 de setembro, de 2017 | 13:03

Quando o teatro educa e ensina

Aniversário Cenibra 44 anos

A comunidade de Brumal, em Santa Bárbara, recebeu recentemente uma apresentação teatral do grupo Boca de Cena, abordando o tema de preservação ambiental e combate a incêndios florestais. A iniciativa é parte do Projeto Ambiente Arte, do Instituto Cenibra.

Arquivo/ACS Cenibra
Atores do Boca de Cena encantam o público por onde passamAtores do Boca de Cena encantam o público por onde passam
O espetáculo foi apresentado ontem em Virginópolis (comunidade Boa Vista) e será mostrado hoje em Bugre. No dia 18 de outubro, será levado a Bom Jesus do Galho, na comunidade de Quartel do Sacramento.
Por meio de palestra e teatro, o projeto cria novas relações reflexivas homem/educação/cultura/meio ambiente, além de agir na construção de uma consciência crítica nas comunidades onde residem empregados, familiares, prestadores de serviços e, sobretudo, os membros das comunidades.

O tema do espetáculo é “No passado, presente ou no futuro: incêndio não é legal”, e fala da prevenção e combate a incêndios florestais. A destruição ocasionada pelos incêndios é lamentável, compromete a camada orgânica do solo, propicia o surgimento de erosões, reduz a resistência das árvores, mata animais, destrói o habitat natural, danifica propriedades e causa danos à saúde do homem. A conscientização é o melhor instrumento de preservação ambiental.

O elenco é formado por Bárbara Pavione, Leo Coessens, Didi Peres e Roberto Yokel; com direção de Claudinei de Souza e produção de Marilda Lyra. Em 2017, o espetáculo foi mostrado em Pingo D’Água, Córrego Novo, Periquito (Serraria), Bom Jesus do Galho (Revés do Belém) e Caratinga (São Cândido e Cordeiro de Minas).

Arquivo/ACS Cenibra
Projeto Vencer de Jiu-Jitsu
A Associação Team Alexandre Xuxa apresentou ao Instituto Cenibra o relatório de resultados do Projeto Vencer, que promove o treinamento e a prática de Jiu-Jitsu em Guanhães e região. A iniciativa atende 250 jovens com aulas teórico/práticas, uniformes e demais equipamentos, além da participação em eventos esportivos e inclusão social por meio do esporte.

A prática esportiva interfere não só em como a pessoa controla seu corpo, mas também como concebe a vida e nutre seus sonhos. Os participantes são levados a vencerem os desafios do cotidiano de forma a direcionarem a vida para um futuro melhor. Os resultados são vistos não apenas do desempenho dos alunos, mas na mudança de sua conduta social, relacionamento familiar e visão de futuro.

O Instituto Cenibra firmou parceria com a Associação Team Alexandre Xuxa, para a realização do Projeto Vencer em Guanhães. O projeto conta ainda com a parceria das Prefeituras de Guanhães, Materlândia, Senhora do Porto e Sabinópolis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário