13 de setembro, de 2017 | 12:55

Contos Locais chega agora a Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas

Aniversário Cenibra 44 anos

ACS Cenibra
Os idealizadores do projeto se reúnem com o pessoal das escolasOs idealizadores do projeto se reúnem com o pessoal das escolas
Após contemplar, em 2016, as cidades de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara, as atividades do Projeto Contos Locais em 2017 serão realizadas com estudantes de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas.

Em seu segundo ano de realização, a iniciativa incentiva adolescentes à leitura e contação de histórias, e fazer entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.

O projeto é uma realização da MC Produção, viabilizado pelo Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet). A primeira etapa é uma visita às cidades escolhidas para apresentar a proposta, cronograma e metodologia de trabalho, que terá o apoio das Prefeituras e da Superintendência Regional de Ensino.

Após a definição de escolas e estudantes participantes virá uma oficina de contação de histórias com Bia Bedran, no dia 20 de setembro, em Guanhães, a seleção das histórias e produção de contos. Na etapa final, os livros com os contos produzidos serão apresentados às comunidades.

O trabalho busca promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivar a leitura, valorizar, recuperar e registrar os costumes, tradições e personagens locais. Os professores das escolas públicas vão estimular seus alunos com atividades em sala de aula. Posteriormente os alunos farão pesquisas com moradores na busca de histórias, que serão transformadas em contos e reunidas em três livros, distribuídos de forma gratuita, gerando o resgate, registro e preservação da história local.

A produção executiva do projeto Contos Locais é de Éderson Caldas, com Cristiano Augusto Lopes na coordenação e produção de texto, Janaína Dantas Barbosa Lopes na coordenação pedagógica e assistência de produção, Rudson Vieira na assessoria de comunicação, Marilda Lyra na prestação de contas e Adilson Mariano como contador.

O Instituto Cenibra, Prefeituras de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas e Superintendência Regional de Educação apoiam o projeto. “O Investimento Social Corporativo da Cenibra prioriza as boas ideias, buscando transformar a paisagem regional de forma a valorizar a cultura das comunidades em um processo de reconhecimento e evolução”, avalia Leida Hermsdorff Horst Gomes, coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra, patrocinadora do projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário