13 de setembro, de 2017 | 12:41

Nascida para ser vitoriosa

Aniversário Cenibra 44 anos

Arquivo/ACS Cenibra
A planta industrial da Cenibra, em Belo OrienteA planta industrial da Cenibra, em Belo Oriente
A Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira, foi fundada em 13 de setembro de 1973 e começou suas operações em 1977, com uma capacidade nominal de produção de aproximadamente 225 mil toneladas/ano. Após sucessivas melhorias na planta operacional, particularmente em recursos tecnológicos e automação industrial, a empresa foi gradativamente elevando seus níveis de produção até chegar à capacidade atual.

A planta industrial da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra - está localizada à margem da BR-381, no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), município de Belo Oriente, a aproximadamente 236 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

A Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Sua produção anual é superior a 1,2 milhão de toneladas. Mais de 90% desta celulose é direcionada ao mercado externo, atendendo principalmente ao Japão, Estados Unidos, vários países da Europa, América Latina e Ásia.

Em 2001, a Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co. Ltd. – JBP, um grupo de empresas japonesas, adquiriu a participação acionária até então pertencente à Cia. Vale do Rio Doce – CVRD, atual Vale, assumindo o controle da Cenibra.

A empresa desenvolve todas as suas operações dentro dos mais altos padrões internacionais de excelência e controle de qualidade, e isto é reconhecido por várias e diferentes entidades. A Cenibra é certificada de acordo com as normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui as certificações do Forest Stewardship Council - FSC e do Programa Nacional de Certificação Florestal (CERFLOR).

O FSC (entidade internacional) e o CERFLOR (nacional) são organizações independentes, compostas por representantes dos setores ambiental, econômico e social, e que estabelecem os princípios e critérios de manejo florestal sustentável.

A Cenibra tem atuação em 54 municípios de Minas Gerais. Além dos impostos que recolhe e dos empregos que gera, a empresa ainda desenvolve inúmeros programas sociais, culturais e ambientais que visam elevar os níveis de qualidade de vida das populações vizinhas. São mais de 30 projetos que contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de renda, resgate cultural, lazer e cidadania.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário