12 de setembro, de 2017 | 17:45
Campanha de Multivacinação oferece 16 tipos de vacinas em Ipatinga
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foram disponibilizadas mais de 14 mil doses de vacina para Ipatinga, conforme a Superintendência Regional de Saúde
A Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciou, esta semana, em todas as Unidades Básicas (UBSs), a Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação. A multivacinação é direcionada ao público infantil até adolescentes de 15 anos. Os postos de saúde da rede pública oferecerão 16 tipos de vacinas para as diferentes faixas etárias, até o dia 22 de setembro, das 8h às 17h.
Foram disponibilizadas mais de 14 mil doses de vacina para Ipatinga, conforme a Superintendência Regional de Saúde Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Gabriela Pereira, o objetivo da campanha é garantir a proteção individual e coletiva, resgatando os não vacinados e completando os esquemas de vacinação. É fundamental que toda a população-alvo compareça aos postos de saúde, levando a sua caderneta para que os profissionais possam avaliar o esquema de imunização de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, explica.
Capacitação
Para melhorar as coberturas vacinais, a Secretaria de Saúde de Ipatinga promoveu uma capacitação no início do mês para mais de 40 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacinas das UBSs do município.
A enfermeira Joelma Santos Nazareth, que há 24 anos trabalha com vacinação em Ipatinga, percebe o retorno de algumas doenças imunopreveníveis porque as pessoas não estão buscando rotineiramente o serviço de imunização gratuito disponível na rede pública. É preciso que toda a população compreenda que se o percentual de pessoas vacinadas preconizado pelo Ministério da Saúde não é atingido, todos passam a correr risco em situações de circulação de novos vírus ou aumento de doenças que podem ser evitadas com a simples vacinação”, conta.
Dia D da Campanha
A Campanha de Multivacinação terá o Dia D”, no próximo sábado (16), quando todas as UBSs funcionarão das 8h às 17h. A gerente Gabriela Pereira informa que o Dia D” será voltado às pessoas que têm dificuldade de comparecer nas UBS ao longo da semana por causa do trabalho, escola ou outros compromissos. Quem não puder ir a uma unidade durante a semana, terá a oportunidade de comparecer no Dia D, que será em um sábado. Então, a população precisa se conscientizar da importância das vacinas para a proteção das crianças e dos adolescentes”, ressalta.
Tipos de vacina
Ao todo serão oferecidas vacinas que garante proteção contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite A, Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Caxumba, Rubéola, Sarampo, Caxumba, Varicela, Rubéola, HPV (papiloma vírus), Febre Amarela e outras.
Doses
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Coronel Fabriciano informou ao Diário do Aço que foram disponibilizadas mais de 14 mil doses de vacina. Para Ipatinga, foram 2800 doses de BCG, 500 de Varicela, 1800 de Dupla Adulto, 900 de Meningocócica, 1500 de Sabin, 800 de Rotavirus, 600 de HPV, 1000 de Pentavalente, 720 de Pneumococica, 250 de DTPA Gestante, 1400 de Tríplice Bacteriana, 1000 de vacina inativa Poliomielite e 1400 Tríplice Viral”, informa.
A SRS acrescenta que o número de doses irá aumentar de acordo com a demanda ao longo da campanha. Vale ressaltar que o município também já possui doses em sua central de vacinas, tanto que para algumas doenças, nem foram enviadas doses”, conclui.
Vacinas oferecidas durante a Campanha de Multivacinação e as faixas etárias alvo correspondentes:
BCG (formas graves de tuberculose) menores de 5 anos;
Hepatite A menores de 5 anos;
Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B) menores de 7 anos;
Hepatite B crianças de até 30 dias de idade; crianças e adolescentes entre 7 anos e menores de 15 anos;
VIP (vacina inativada contra a poliomielite) menores de 5 anos;
VOPb (vacina oral contra a poliomielite) menores de 5 anos;
Rotavírus humano até 3 meses; segunda dose até 7 meses e 29 dias
Pneumocócica 10 valente menores de 5 anos;
Meningocócica C conjugada crianças a partir de 3 meses de idade a menores de 5 anos e adolescentes de 12 e 13 anos;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) crianças a partir de 12 meses de idade e adolescentes menores de 15 anos;
Tetraviral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola) ou tríplice viral + varicela (atenuada) menores de 5 anos;
DTP (difteria, tétano e coqueluche) até menores de 7 anos;
dT (difteria e tétano) para crianças a partir de 7 anos e adolescentes menores de 15 anos;
dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes menores de 15 anos de idade;
HPV (papiloma vírus) meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
Febre amarela
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















