Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de setembro, de 2017 | 16:21

E já se passaram 15 anos...

Grupo Se Toque comemora mais um ano de atividades sociais

[ímageme14982] Fundado em 12 de setembro de 2002, o Grupo Se Toque é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na prevenção do câncer orientando e estimulando a detecção precoce da doença, além de promover ajuda aos carentes e apoiar mulheres com diagnóstico de câncer de mama.

Agindo sob a forma de campanhas de conscientização do câncer, o grupo se apresenta em vários segmentos da sociedade, preferindo palestras, dando instruções sobre o autoexame das mamas e levando depoimentos das pessoas que tiveram a experiência real da doença em suas vidas.

No inicio, era apenas um pequeno grupo formado por mulheres que se conheceram após um período de dor. Angustiadas e inseguras, a maioria delas tinha um histórico similar de acometimento do câncer de mama e lutavam para entender tamanha avalanche em suas vidas e o processo de fragilidade emocional que advém da doença.

Unidas pela dor, se encontraram semanalmente e, numa quase terapia de grupo, se revelavam e se ajudavam mutualmente. Com o passar do tempo, os medos e angústias foram sendo substituídos pela necessidade de virar estas páginas de suas vidas. De suas inseguranças, tiraram forças para sonhar com novas possibilidades para as pessoas que viriam a sofrer deste mesmo mal.

Pesou em suas vidas, sobretudo, as muitas mulheres que vieram a óbito sem sequer ter a chance de contar suas histórias, em razão do diagnóstico tardio da doença. Cientes de todo o sofrimento que a palavra câncer provoca, as voluntárias foram à luta, levantando uma bandeira contra o preconceito sofrido por portadores da doença, fazendo deles seres carentes de piedade, e sim, de solidariedade.

Começaram então a se apresentar publicamente, levando informações sobre a doença aos quatros cantos da cidade. Com a experiência do sofrimento passado, se empenharam em levar otimismo e conforto aos pacientes em tratamento. Seus depoimentos fizeram muitos semblantes sombrios e sofridos se transformarem em sorrisos de esperança.

Tinham certeza do bem que faziam, pois já tinham sentido na alma o mesmo frio que agora afligia o coração do seu próximo. O grupo se estruturou, cresceu e atraiu muitos voluntários, colaboradores e parceiros.

Com ideias cada vez mais elevadas, se envolveram em uma onda sem fim de solidariedade, mobilizando pessoas, empresas, entidades, clubes de serviço, escolas. E juntos, hoje buscam um futuro mais humano e com mais qualidade de vida para aqueles que são acometidos pelo câncer.

Hoje, sua mais nobre causa é a Casa de Apoio Se Toque, um lugar digno e acolhedor, que abriga em nossa cidade, com o máximo de conforto possível, as pessoas carentes em tratamento contra a doença. Um grande desafio, um salto sem proteção para ajudar nossos irmãos, conforme Deus espera que todos nós façamos...

Nada de grande se faz, sem uma parcela de amor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário