08 de setembro, de 2017 | 18:46

Copa do Brasil

Divulgação
Em um jogo bem disputado, Cruzeiro e Flamengo fizeram a primeira partida da decisão. Sem apostar muito nos ataques, as duas equipes praticamente fizeram um jogo mais pelo meio. Houve algumas boas defesas dos goleiros, em especial Fábio, que provou ser um dos melhores do país, e houve a infelicidade do goleiro flamenguista, que falhou na jogada do gol da equipe celeste. Isso meio que serviu para compensar a arbitragem, que também falhou grotescamente no gol do Flamengo.

O jogo da volta, dia 27, no Mineirão, será a grande oportunidade para o time celeste, que terá a torcida a seu favor. Mas irá também enfrentar um grande time, com a volta de Guerrero, seu principal jogador, que cumpriu suspensão pelo cartão amarelo. A responsabilidade do Cruzeiro será vencer em casa, e a do Flamengo será buscar mais um título para a sua galeria. Que a arbitragem não seja o fiel da balança neste confronto.

Há muito tempo falo sobre a péssima condição da arbitragem brasileira, que não tem progredido e sempre erra em momentos decisivos. O resultado é o número pífio de árbitros brasileiros em jogos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. É preciso reestruturar com urgência o departamento de arbitragem, buscar a evolução. E mesmo que a arbitragem na Europa também cometa erros gritantes, a evolução por lá está muito longe do que se vê na América do Sul.

PISTA JUVENAL DOS SANTOS
A pista de atletismo da Usipa, inaugurada em 1967, comemorou 50 anos na última quinta-feira. Batizada de Juvenal dos Santos, ela homenageia um dos mais importantes atletas do país. O idealizador do projeto foi Takimi Okawa, que era funcionário da Usiminas na época e grande incentivador do esporte, realizando várias competições nos bairros da cidade.

Vários eventos importantes fizeram história da pista Juvenal dos Santos, incluindo o XXIII Campeonato Brasileiro de Atletismo. Com uma excelente estrutura, a pista recebe torneios como o Troféu Brasil Infanto-Juvenil de Atletismo, que ocorre há 25 anos no clube da Usipa.

Sildemar Venâncio, coordenador do departamento de atletismo do clube, é um grande exemplo para as novas gerações, foi o responsável pela formação de vários atletas, entre eles Lucimar Moura, medalhista olímpica nos jogos da China, além de Euzinete Maria dos Reis e tantos outros, que fizeram a história do nosso atletismo.

O ponto negativo desta história é a falta de força política da região, que poderia transformar este espaço em um centro de excelência, como temos em cidades menos importantes que a nossa. Um exemplo que poderia ser copiado é o centro de treinamento do SESI de Uberlândia, para onde vários atletas do país têm se transferido para alcançar os melhores índices técnicos para obter vagas em competições de nível internacional. Mas, infelizmente, nós paramos no tempo quando se fala em recursos para o esporte.

USIPA
Atletas das modalidades de atletismo, judô e natação da Usipa foram selecionados e vão representar a Seleção Mineira em Curitiba (PR), nos Jogos Escolares da Juventude, até o dia 16 de setembro. O evento reunirá mais de 160 mil alunos entre 12 e 14 anos, sendo considerada a maior competição esportiva educacional do Brasil.
No judô, Enzo Gabriel, Fabrício Parreira, Igor Ferreira e Giovana Silva vão participar, e estão sendo acompanhadas pelo técnico Rodrigo Góis.

No atletismo, Ketlen da Silva Santos, que foi bicampeã dos jogos JEMG, estará representando a sua escola na prova de Pentatlo.

Na natação, Marcos Akerman e Lucas Araújo serão os nossos representantes. Todos os atletas integram as equipes de competição da Usipa, beneficiados por projetos institucionais via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas. O projeto Ecomov tem o apoio da Ambev, Consul, Daido, Gasmig, Univale e Usiminas, através de renúncia fiscal.

Seguindo a proposta de continuar revelando talentos, o departamento de natação da Usipa também teve conquistas importantes este mês. A atleta Alline Sancha participou do 5º Festival Máster de Natação, em Belo Horizonte, conquistando uma medalha de ouro e uma de bronze nas piscinas do Jaraguá Country Club.

LEMBRANÇAS
Na semana do dia do goleiro, minha homenagem àqueles que ajudaram a fazer a história no futebol do Vale do Aço: Aloisio Padeiro, Cabral, Branco, Giovanni Carolino, Ronaldo, Jackson da Usipa, Rodrigo Posso, Marco Aurélio “Geléia”, Evaristo, Luciano Ribeiro, Celso Gato, Zé Laurinho, Marquês, Lulinha, Gedeão, Garcia, Raimundo Martins, Edelson, Pintinho, Marcelão e Waldemar do Ipaminas. E uma homenagem especial ao grande goleiro Daniel Borges, o Nié, um portador de necessidades especiais que foi destaque no futebol da região, tanto no futebol bretão quanto no futsal.
[email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas