07 de setembro, de 2017 | 13:29

Avenida Maanaim é devolvida à Comunidade

"Esta é uma avenida muito importante, porque deixa o trânsito mais rápido para acessar os bairros Veneza e Iguaçu ou mesmo o Centro", afirma moradora do bairro Canaã

Depois de sete meses fechada para obras complementares, a avenida Maanaim que interliga a avenida Selim José de Sales ao trevo do bairro Jardim Panorama foi reaberta à população.
Wôlmer Ezequiel
Nova avenida ficou fechada por sete meses, para obras complementares Nova avenida ficou fechada por sete meses, para obras complementares


A solenidade simbólica da abertura da via ocorreu na manhã desta quinta-feira, com presença de autoridades municipais, no trevo dos bairros Canaã e Cidade Nobre, próximo à área da feira.

Em sua fala na reabertura da avenida, o prefeito Sebastião Quintão enfatizou a necessidade de “os homens públicos se mostrarem transparentes e responsáveis em suas ações, já que, cada vez mais, a população tem participado de perto do processo político, acompanhando com interesse o desempenho dos gestores”.

Ele considerou uma “irresponsabilidade” a Maanaim, que foi projetada em seu primeiro governo, ter sido entregue inacabada pela administração que o antecedeu, inclusive com sérios riscos de segurança.

Obras


Maria Luiza Dias, que mora na avenida Selim José de Sales, logo na entrada da avenida Maanaim, avalia que a obra de remodelamento e readequação da via ficou ótima:

“Ficou excelente, foi uma intervenção muito boa. Esta é uma avenida muito importante, porque deixa o trânsito mais rápido para acessar os bairros Veneza e Iguaçu ou mesmo o Centro. Sempre vou aos supermercados nestas regiões e o caminho vai ficar muito mais curto. Vou levar um tempo muito menor, com certeza”, comemorou a moradora, que vive há quase 40 anos em Ipatinga.

Carmem Lúcia Peres da Silva, proprietária do Aviário Peninha, na avenida Selim José de Sales, próximo à entrada da Maanaim, e diz que a reabertura da via representa grande evolução para a estrutura viária naquela região:

“Foi uma obra mal feita, que realmente precisava de reparos. A população está agradecida. Agora, sim, não se trata apenas de uma realização de fachada, mas um serviço feito da maneira correta, com seriedade”, afirma.

O marido dela, Carlos Roberto da Silva, concorda com o comentário, e ainda acrescenta: “Esta avenida traz benefícios para o nosso comércio, mas também para a cidade como um todo. E é evidente que estava precisando de uma série de reparos".

Serviços

A avenida Maanaim, que foi projetada no primeiro governo do prefeito Sebastião Quintão, é um importante corredor viário para desafogar o tráfego em regiões de grande fluxo de veículos.

Constitui-se numa alternativa de ligação dos bairros Canaã, Bethânia e Cidade Nobre com o Centro, Iguaçu, Parque Ipanema e rodovias. Com investimentos em torno de R$ 12 milhões, havia sido inaugurada no fim do ano passado com apenas 50% das obras concluídas, afirma o atual governo. Além disso, algumas das ações até então cumpridas não respeitavam o projeto original.

O que foi feito
Conforme nota do governo municipal, entre as principais intervenções realizadas estão:

A entrada da avenida Maanaim, no ponto de encontro com a avenida Guido Marliére, foi alargada em dois metros e meio, ganhando pista dupla até a rua Pumborás.

O trevo existente no encontro das avenidas Burle Marx e Guido Marliére, no bairro Jardim Panorama, foi remodelado e transformado em rotatória. O trecho também recebeu novos semáforos e passagens elevadas para pedestres.

Um muro de concreto para proteção de encosta junto à Escola Técnica Vale do Aço teve que ser construído para contenção da base estrutural do educandário, que ameaçava desabar, colocando em risco também a integridade da pista de rolamento.

Foram construídos gabiões para proteção das margens do ribeirão Ipanema.


Houve ainda plantio de grama nas margens superior e inferior da avenida para evitar erosões. Sem esta, a parte inferior da avenida Maanaim estava sujeita a erosões, comprometendo a utilização da via.

Na encosta superior da avenida Maanaim foi construído um muro de contenção em gabião, com 5 metros de altura e 30 de largura, sendo ainda construídas escadas e canaletas para coleta da água de chuva.

Foi construída a ligação da avenida Maanaim com os bairros Iguaçu e Cidade Nobre, obra prevista no projeto original. No mesmo local, havia uma pendência de imóvel a ser indenizado, e o problema foi resolvido.

Além disso, ao longo de toda extensão da obra foram plantadas 200 mudas de espécies nativas da região.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Roberto dos Santos

08 de setembro, 2017 | 22:48

“Para complementar, é bom lembrar que esta obra que foi entregue ontem, foi feita para corrigir as falhas na mesma que já havia sido entregue para a população pela administração anterior.”

Carlos Roberto dos Santos

08 de setembro, 2017 | 22:40

“Vamos olhar o lado bom da obra.
Você está vindo para o parque Ipanema, descendo a Selim de Sales na área da feira do Canaã; pega a av. Maanaim e rapidinho chega na rotatória da Guido Marlieri e já chegou ao parque Ipanema.
Qual é a dificuldade?”

Gelcimar Peixoto

08 de setembro, 2017 | 18:04

“nao gostei do que fizeram. o certo era ter uma ponte para ligar a avenida a outra margem do iguaçu, onde fizeram uma via so pra andarilios e usuarios. E onde seria a via mais rapida para o parque ipanema e centro. agora motoristas tem que sair da via com destino ao centro, entrando dentro do bairro iguaçu, sem nessecidade. milhoes de reais pelo ribeirao ipanema abaixo. PENSA PREFEITO.”

Daniel

08 de setembro, 2017 | 17:21

“A ideia foi boa, mas quem precisa sair do cidade nobre para ir ao panorama tá uma bosta... Não compensa... Teria que dar volta no Iguaçu pro panorama...”

Samuel

08 de setembro, 2017 | 07:21

“Parabéns prefeito pela reabertura dessa avenida !!!!! mas no final dela tinha centenas de professores protestando para receber o seu miserável salario que ja esta atrasado a tempos.precisamos de estradas ,mas também educação.”

Envie seu Comentário