CADERNO IPATINGA 2024

06 de setembro, de 2017 | 08:19

Gastronomia prática e rápida

Receitas culinárias deliciosas para você mesma fazer em casa

GB Imagem
Ovos Benedict é um prato gostoso e refinadoOvos Benedict é um prato gostoso e refinado
Ovos Benedict

INGREDIENTES:
4 ovos; 1 copo de água; 1 colher (sopa) de vinagre branco; 1 colher (café) de sal; 3 colheres (sopa) de água; suco de meio limão; 3 gemas; 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 1 colher (chá) de mostarda; 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 4 fatias de pão de fôrma; 4 fatias de presunto ou peito de peru; sal a gosto; queijo ralado a gosto; salsinha a gosto (opcional).

MODO DE PREPARO:
Torre as fatias de pão e reserve. Numa frigideira, coloque o copo de água, o vinagre e o sal. Quando a água começar a borbulhar (sem ferver), quebre os ovos, um a um, e coloque delicadamente na água.

Cozinhe durante cinco minutos. Depois de cozidos, retire os ovos da água e coloque-os numa peneira, mantendo-os aquecidos. Numa tigela, em banho-maria, coloque 3 colheres (sopa) de água, o suco de limão, as gemas, sal a gosto, manteiga ou margarina.

Mexa até as gemas de desmancharem por igual. Cozinhe até a manteiga ou margarina derreter, junte a mostarda e o creme de leite. Misture bem e reserve. Montagem: Em pratos individuais, coloque a fatia de pão torrado, disponha sobre as fatias o presunto ou peito de peru.

Depois, coloque os ovos cozidos e bem escorridos. Regue fartamente com o molho de gemas. Finalize com queijo ralado e salsinha picada (opcional). Se quiser, use queijo mussarela ralado.

////

GB Imagem
O Minestrone pode ser servido como prato únicoO Minestrone pode ser servido como prato único
Minestrone

INGREDIENTES:
100 gramas de feijão carioquinha; 5 tomates; 3 abobrinhas médias; 2 berinjelas; meio repolho médio cortado em pedaços médios; 15 gramas de funghi secchi; 80 gramas de macarrão; 1 cebola grande inteira; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de azeite; sal a gosto; queijo ralado para acompanhar.

MODO DE PREPARO:
Lave bem e corte os legumes em pedaços do mesmo tamanho. Tire a pele e as sementes dos tomates e pique-os em pedaços médios. Deixe o funghi secchi de molho em água quente por 15 minutos, depois escorra e reserve.

Numa panela grande, refogue de leve o alho no azeite. Junte dois litros de água fria, a cebola inteira e o feijão. Deixe cozinhar, sem faltar água. Se precisar repor, use água quente. Quando o feijão começar a amolecer, junte os legumes, o tomate, o funghi secchi e sal a gosto.

Verifique se a água cobre os legumes. Cozinhe até tudo amolecer. Junte o macarrão e cozinhe até amolecer. O ideal é o macarrão ficar “al dente”. Sirva quente, com queijo ralado e torradas.

Variação: Se quiser, junte um pedaço de carne de boi ao feijão, ao iniciar o preparo. Para incrementar o sabor, acrescente manjericão e cheiro verde picadinho ao Minestrone. Dica: Use macarrão tipo “grano duro”.

O sabor e o charme do Minestrone é cozinhar o feijão mais lentamente e junto com os legumes. Fica mais saboroso. Se cozinhar o feijão na panela de pressão, não terá o mesmo gosto. Também pode juntar outros legumes, como cenoura e vagem. O macarrão pode ser substituído por arroz cru.

////

Torta Califórnia

INGREDIENTES:
150 gramas de manteiga; 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar; 1/2 quilo de morangos; 1 ovo; 1 colher (café) de baunilha; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/2 colher (café) de sal; 1 xícara (chá) de chantilly.

MODO DE PREPARO:
Unte uma fôrma de tamanho médio com 50 gramas de manteiga, polvilhe com 1/4 de xícara (chá) de açúcar e cubra com os morangos fatiados. À parte, bata 100 gramas de manteiga com o açúcar restante e o sal até obter um creme homogêneo.

Junte o ovo e, sempre batendo, acrescente a baunilha, a farinha de trigo e o fermento peneirados juntos. Adicione o leite e bata até ficar bem misturado. Se precisar, acrescente mais leite. Despeje a massa com cuidado sobre a camada de frutas.

Leve para assar em forno pré-aquecido (180º) até ficar dourado. Espere esfriar e desenforme a torta. Cubra com o chantilly e conserve na geladeira até o momento de servir. Dica: Substitua os morangos por maçã ou abacaxi ou banana com canela.

////

Torta Alemã

INGREDIENTES:
Massa: 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 5 colheres (sopa) de manteiga; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1 ovo; 1 gema; 1 xícara (chá) de Neston; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 pitada de cravo da índia moído; raspas de 1 limão. Recheio: geleia de laranja ou de morango.

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes da massa, amassando levemente. Deixe descansar 20 minutos na geladeira. Forre o fundo de uma forma desmontável (24 cm de diâmetro), e faça um beiral de 2 cm. Espalhe a geleia e sobre ela faça um gradeado com o restante da massa.

Pincele com a gema de ovo dissolvida num pouquinho de água. Leve ao forno pré-aquecido (180º) até ficar dourado – aproximadamente 25 minutos. Desenforme ainda quente. Sirva acompanhado de chantilly.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário