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06 de setembro, de 2017 | 08:16

Bloco de Moda - criatividade para o verão

Wagner Penna e o que rola de novo no mundo fashion

VERÃO
Aberta oficialmente com a São Paulo Fashion Week, que tenta implantar por aqui o formato see now, buy now, a temporada de verão promete bastante criatividade.

Ao menos foi o que se viu nos primeiros desfiles da temporada, com muita cor, detalhes diferentes e propostas que tentam imprimir em cada marca uma individualidade cada vez mais difícil e rara. Diz o ditado que o aperto é o pai da criatividade, e parece que a moda confirma isso.

Divulgação
O verão de Amir Slama – versão feminina e masculina - na SPFWO verão de Amir Slama – versão feminina e masculina - na SPFW
Afinal, os tempos são difíceis, e ver coisas bonitas pode ser um alivio, ao menos para a alma. Como no Brasil verão quer dizer muita água, o destaque foi para as marcas que trabalham com moda-praia, caso da Água de Coco, Amir Slama e Gaya.

OURO
O varejo fashion mundial está em guerra. Até agora, a rede de roupa-rápida espanhola Zara, que leva de 10 a 15 dias entre criar e colocar moda nas lojas, era considerada a mais eficiente e lucrativa.

Isso, inclusive, colocou seu dono, Amancio Ortega, como o atual homem mais rico do mundo, com uma fortuna perto de R$ 300 bilhões. Isso mesmo, bilhões. Pois ele, agora, está enfrentando a corrida com o gigante do e-commerce Amazon, que está criando tecnologia para personalizar os pedidos de roupas e enviá-los em questão de horas.

Eles descobriram que o entrave para crescer neste negócio é o baixo índice de acerto entre as medidas-padrão do mercado com o “shape” dos clientes, apenas 20% das entregas. Ao individualizá-las em poucos segundos e entregar mais rápido, eles esperam explodir no segmento.

MANEQUIM
Especialistas dizem que o uso de alta tecnologia para aumentar a produção de moda influencia até o modo de criar roupas. Na verdade, as duas pontas terão que se ajustar.

Traduzindo: enquanto os criadores vão ter que se multiplicar para atender a demanda cada vez mais diversificada, as correções tecnológicas levam maior conforto para a clientela e servem como ferramenta de vendas.

Por aqui isso já começou: algumas marcas da pronta-entrega mineira tiveram que diminuir a quantidade de peças por modelo e dobrar o número de modelos diferentes um do outro. A grade de numeração teve que ser ampliada – criando, por exemplo, as opções 01, 02 ou 03 para o P, o M e G. Mais trabalho e menos lucro.

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VAIVÉM
* Uma das confecções do Polo de Divinópolis que mais tem crescido é a Candida Ferreira, com suas peças de roupa bonita, bem feita e de estilo bem desenvolvido. Sua coleção de inverno 2017 foi um sucesso, e o verão chega com a mesma criatividade. ***

* A grife Fleche d’Or, uma das mais bacanas de Minas, já se instalou em sua nova fábrica de Beagá e levou muitas novidades. Uma das inovações que os proprietários Sabrina Costa e Wallace Gonçalves instalaram foi o sistema Fab.Lab, que permite uma produção mais flexibilizada. ***

* Descoberta no projeto Ready to Go, que acontece na Minas Trend, a marca LED estreou na São Paulo Fashion Week. Com pouco tempo de mercado, a grife mineira vai crescendo a olhos vistos.

* Foi muito prestigiada a abertura da mostra Arte Urbana, que a grife Arte Sacra montou na Casa Cor Minas. Fotos lindas e modelitos bordados com o tema. Sem contar que a casa é realmente linda, na antiga sede da Rede Ferroviária Federal. ***

PONTO FINAL - O Brasil vive a fase pós-férias julinas com a economia em calmaria. Em Sampa, além do evento de passarela São Paulo Fashion Week ser um termômetro disso, as feiras paralelas espalhadas pela cidade também sentiram a diminuição de compradores e, portanto, queda nas vendas.

Em Minas, a temporada de lançamentos de verão em pronta-entrega também não foi das melhores, com as vendas nos showrooms de Beagá registrando quebra nas vendas de 20 a 30%. Com o Natal e Ano Novo se aproximando tudo isso pode mudar, e para melhor. Amém!
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