Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de setembro, de 2017 | 14:40

Ciclistas ipatinguenses iniciam peregrinação a Aparecida do Norte

Em viagem de uma semana, integrantes do Pedal do Vale vão cruzar 14 cidades no Caminho da Fé

Fotos: Alex Ferreira
Equipe formada por 16 ciclistas parte de Ipatinga rumo a Aparecida do Norte no Caminho da FéEquipe formada por 16 ciclistas parte de Ipatinga rumo a Aparecida do Norte no Caminho da Fé

Alguns, pela fé, outros pela busca do autoconhecimento e outros pelo cicloturismo. Esses três fatores motivam essa equipe, de 16 pessoas do Grupo Pedal do Vale, que parte segunda-feira, dia 4 de setembro rumo à cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

A viagem da equipe, formada por 12 homens e quatro mulheres, começa no carro de apoio até Águas da Prata, em São Paulo, na divisa com Minas Gerais. A partir daí começa o roteiro nas bicicletas. O grupo sairá de Águas da Prata na terça-feira e passará por 14 cidades até chegar a Aparecida do Norte, na sexta-feira. Serão 322 quilômetros por estradas de alternativas, em uma rota do Caminho da Fé.

Antes da partida de Águas da Prata, os ipatinguenses pegarão o Certificado de Peregrino, documento que será carimbado em cada cidade do Caminho da Fé, conforme explica um dos organizadores, Leandro Henrique Martins.

Chegando à Basílica, em Aparecida, o documento vira um Certificado Mariano, uma tradição que vem desde os primeiros peregrinos que foram à Aparecida no século passado. Pelo cronograma da peregrinação, o grupo chegará ao destino final na tarde de sexta-feira, dia 8 de setembro.

Da ideia à prática

Reunidos no Parque Ipanema na tarde de sábado, os ciclistas falaram ao Diário do Aço sobre a peregrinação. O idealizador da cicloviagem, Hugo Leonardo, conta que a ideia de fazer o Caminho da Fé, em uma bicicleta, partiu de uma necessidade de realização pessoal. Entretanto, ao apresentar a ideia a Leandro Henrique, do Pedal do Vale, a ideia foi divulgada no grupo e virou um projeto com a adesão de mais ciclistas.

No fim, 16 praticantes do ciclismo confirmaram o embarque. A rota e a logística foram estudadas e o planejamento ganhou uma planilha. Agora vem o grande momento da realização, com a viagem que se inicia às 2h de segunda-feira.

“Quando o Hugo lançou a ideia, em janeiro, foi iniciado um estudo da rota. De lá para cá acertamos detalhe por detalhe. Queremos agradecer aos que toparam o desafio e aos que nos apoiaram para que essa peregrinação fosse possível”, enfatizou Leandro.

José Martins, outro integrante da equipe, avalia que todos estão conscientes das barreiras que deverão ser vencidas para a chega ao destino. "Cada um tem uma motivação e busca sua energia para concluir a rota. É um projeto de uma dimensão muito grande para nós. Estamos ansiosos para a partida e, com fé em Deus e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira, 8 de setembro, estaremos entre 15h e 16h, entrando na Basílica, para agradecermos pela realização do projeto", concluiu.
Ciclistas motivadas pela fé e vontade de vencer desafio em um pedal longo Ciclistas motivadas pela fé e vontade de vencer desafio em um pedal longo


Entre as quatro ciclistas estão mulheres que pedalam já há dois, quatro anos ou mais. Ana Beatriz, a veterana da ala feminina da equipe, disse que ao surgir o convite, viu como um desafio um pedal longo, por um lugar estranho e que exigiria fé, perseverança e a consciência que seriam muitas as adversidades.

Márcia Silva afirma que, além de ser uma atividade física, a peregrinação tem um sentido religioso muito forte para alguns dos membros da equipe. "Vai nos auxiliar espiritualmente, e penso que cada dia será uma experiência boa. Vamos crescer como grupo e vamos conseguir completar. Nós acreditamos", concluiu. Veja mais entrevistas no vídeo abaixo:



Membros que integram a peregrinação dos ciclistas

Embarcam para a peregrinação a Aparecida do Norte os ciclistas, Leandro Henrique, Maryluce Moreira, Wendel Cláudio, Jean Rodrigo, Ana Beatriz, Masashi Aona, Saulo Quintao, Kenya Anicio, Anizio Silveira, Victor Pires, Márcia Silva, José Martins, Hugo Leonardo, Junio de Oliveira, Marcos Linhares e Lucas Henrique.

Apoiadores

Além do apoio do Diário do Aço, com a divulgação da viagem, os peregrinos contam com o patrocínio das empresas, Radical bike, Deivid Bike, Usibike, Paparazzo Artesanato e Artes Digitais, Arroz granjeiro, Adesivart, Vilian Transportes, Knott, Construtora Machado, Alternativa Utilidades, Supermercado Correia e Forro Piso.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ronaldo L Kaizer

22 de janeiro, 2020 | 16:59

“Voces vao este ano? Pretendo ir junto.”

Envie seu Comentário