03 de setembro, de 2017 | 14:00

Projeto visa a recuperação de nascentes em Coronel Fabriciano

As propriedades participantes do projeto serão selecionadas e cadastradas individualmente pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fabriciano

Divulgação
Nascente que há alguns anos tinha vazão de cerca de 50 a 100 milímetros hoje, em determinados períodos, quase secaNascente que há alguns anos tinha vazão de cerca de 50 a 100 milímetros hoje, em determinados períodos, quase seca
A Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente anunciou o lançamento do projeto “Renasce Fabriciano”. O objetivo é catalogar e proteger os recursos hídricos da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade e disponibilidade de água para a população. Além disso, o projeto visa implementar técnicas de recuperação e de proteção dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais e também em área urbana do município.

Thayze Pereira Rievert, Engenheira Ambiental da Prefeitura, explica que atualmente Coronel Fabriciano conta com cerca de 300 nascentes e a meta é recuperar de 2 a 3 pontos por mês. “Temos um cronograma para executar o reflorestamento que é de Outubro a Janeiro, considerado período chuvoso. Porém, este prazo pode ser estendido caso necessite”, explicou.

As propriedades participantes do projeto serão selecionadas e cadastradas individualmente pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fabriciano. A inscrição para recuperação é voluntária e sem custo. O cadastro contém dados da propriedade e de seu proprietário ou responsável pelo imóvel.

Um dos imóveis visitados foi a fazenda do aposentado Idalino Andrade Neto. Segundo ele, as queimadas e o desmatamento ao longo dos anos quase destruíram a nascente em sua propriedade. “Esta nascente há alguns anos tinha uma vazão significativa de cerca de 50 a 100 milímetros. Hoje, em determinados períodos, ela quase seca. Nós precisamos dessa água, tanto para a preservação da natureza como para os animais, por isso eu apoio este projeto e estou disposto a contribuir”, pontua.

Com o cadastro das propriedades e dos proprietários será feita a regularização dos recursos hídricos, junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas- IGAM, com a finalidade de emitir autorização legal da utilização destas águas. Para a Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Josiane Cardoso Martins, a ação é fundamental para garantir a preservação dos lençóis freáticos. “Teremos um grande ganho, uma vez que a água potável que utilizamos vem do manancial subterrâneo e a nascente tem uma responsabilidade muito grande, que é abastecer o lençol freático. Então, é muito importante termos a consciência da preservação desse recurso que melhora a quantidade e a qualidade da água para o munícipe”, garantiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sustentabilidade

04 de setembro, 2017 | 07:57

“O eucalipto e uma cultura como outras e importante no nosso dia a dia, imagina se nao existisse o eucalipto, teriamos que plantar muito milho para obter o sabugo pois nao teriamos papel higiênico ai seria muito ruim, e so pra ter uma idéia o setor de papel e celulose anda na contramão da crise e empregou milhares de pessoas no ultimo ano e teve uma participação importante no PIB do ano passado e creio que esse ano não será diferente.”

Lerildo

03 de setembro, 2017 | 15:25

“Se eu tivesse poder expulsaria a dona cenibra de nossas terras, porque ela planta eucaliptos, uma planta que não é nativa, destroi a terra e mananciais, tira o filé manda pro Japão e aqui ficam o bagaço, a poluição, destruição da natureza e gera meia dúzia de empregos.
ISSO É VANTAGEM PRO PAÍS?”

Envie seu Comentário