02 de setembro, de 2017 | 09:50
Contribuintes podem requerer redução e isenção do IPTU 2018
Os interessados devem procurar a Praça Cidadã (Paço Municipal), de segunda a sexta-feira, no horário das 12h às 18h
Wôlmer Ezequiel
A partir do dia 4, pedidos devem ser feitos no Departamento de Receitas das 12h às 18h
A Secretaria de Fazenda de Timóteo abre, na segunda-feira (4), o prazo para recebimento de requerimentos de redução e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Os interessados devem procurar a Praça Cidadã (Paço Municipal), de segunda a sexta-feira, no horário das 12h às 18h.
Os requerimentos de redução, desconto para aposentados, remissão, isenções e imunidade previstos na legislação para o exercício 2018, deverão ser protocolados até o dia 8 de dezembro. Os benefícios atendem às pessoas que se enquadram nas condições de pensionistas, divorciadas, separadas judicialmente, aposentadas, portadoras de deficiência, portadores de doenças graves, viúvas, desempregadas e de baixa renda.
Contribuintes inscritos em Dívida Ativa não podem requerer a redução ou isenção. Será necessária, primeiro, a negociação dos débitos, que pode ser feita através do PROREFIS (Programa de Refinanciamento Fiscal). Para fazer o requerimento, os interessados devem exibir documento do imóvel, documentos pessoais (CPF, Carteira de Trabalho, Identidade), declaração de Imposto de Renda (se for declarante), cópias de comprovante de água, luz e telefone. A redução/isenção vale apenas para o imóvel onde a pessoa reside. No caso de inquilinos, deve ser levado o contrato de locação do imóvel.
Os contribuintes que tiveram direito ao benefício em 2017 devem se dirigir à Praça Cidadã, para conferir seu cadastramento e evitar eventuais atropelos. Os inquilinos e os contribuintes com doenças graves estão obrigados a fazer os requerimentos todos os anos. Mais informações pelos telefones 3847 47 39 e 3847 47 27.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Edson Régis Grippa
01 de fevereiro, 2018 | 22:25Meu filho tem lesão cerebral e entrei com pedido de isenção do IPTU de 2017. Foi indeferido e não paguei ainda. Não tenho como pagar pois o estado não me da apoio nenhum nos tratamento e pago particular. Fica em torno de 1200 mensais. Quero tentar isenção novamente. Tenho alguma chance? Caso negativo quero negociar a dívida e quero ajuda nos tratamento de fisioterapia, terapias ocupacionais, psicóloga e bero pediatra.”