01 de setembro, de 2017 | 16:52

Futebol Amador

Divulgação
O Vale do Aço sempre foi um grande celeiro de jogadores, e poderíamos citar vários que fizeram sucesso no futebol brasileiro e mundial, sendo que atualmente temos muitos outros espalhados por todos os continentes deste planeta. Muitos deles ganharam experiência nas escolinhas de nossos clubes e foram encaminhados para os dois grandes de Minas e também para clubes cariocas e paulistas. E depois foram para vários países.

A importância do futebol amador em nossa região é muito grande. Entre as três maiores cidades do Vale do Aço, Coronel Fabriciano é aparentemente a que tem mais dificuldades para a realização de suas competições, mas nunca deixou de ser um futebol organizado.

Em Timóteo o futebol tido como mais charmoso, durante muitos anos revelou bons craques, sem contar os tempos de outrora, em que a empresa Acesita dava um grande apoio e vários jogadores experientes vieram para a cidade em busca de trabalho, e para o lazer buscavam principalmente do futebol.

Em Ipatinga, onde os recursos sempre foram maiores do que nas outras, o futebol também era bem organizado, sempre teve muitas equipes disputando todas as categorias, das escolinhas ao super máster. Isso era um fator de equilíbrio, a comunidade esportiva prestigiava as suas equipes e quase todas eram identificadas com o bairro onde nasceram.

O futebol amador sempre foi um grande espetáculo popular. A diferença em relação ao futebol profissional é que o amador traz uma paixão diferente do torcedor, que se identifica muito mais com os seus ídolos regionais.

O futebol amador é um sistema familiar, vem desde o tempo que os campos não eram cercados, eram marcados com cal na parte da manhã para aguardar os seus craques que estavam por chegar, para dar uma grande felicidade a toda a comunidade. Este é o charme do futebol de várzea, que sempre alegra os fins de semana de seus torcedores e dirigentes.

IPATINGA
O time estará novamente em campo neste sábado, as 16h, no Ipatingão, para enfrentar o Poços de Caldas pelo Campeonato Mineiro da Terceirona. E os torcedores terão uma novidade, Eugênio Souza, velho conhecido do futebol mineiro, estará em campo para comandar o time, que só precisa da vitória para continuar sonhando com a classificação ao Módulo II do Estadual.

Só a vitória interessa. O Ipatinga é o quarto colocado, com 10 pontos ganhos, o líder é o Coimbra, com 13 pontos, em segundo está o Democrata de Sete Lagoas, com 12 pontos, em terceiro o Poços de Caldas, adversário desta tarde, com 11 pontos. Dependendo dos resultados, o time do Ipatinga pode terminar a rodada dividindo a liderança com o Coimbra, mas primeiro tem que pensar na vitória para subir na tabela, e dar ao treinador Eugênio Souza mais tranquilidade para trabalhar.

ESTÁDIO
A Usiminas já está providenciando as melhorias necessárias no estádio João Florisvaldo Kaiser, o antigo campo da Aciaria, no bairro Cariru, que será entregue para que o Ipatinga possa usufruir do espaço para ser o seu campo de treinamento. Todos esperam que o nome do homenageado seja mantido, e que a Usiminas coloque uma placa para identificar o estádio, pois sabemos que foi uma homenagem justa, e deve ser mantida na memória de todos.

SEMPRE MEDÍOCRE
O futebol brasileiro nunca será como o europeu. Não dá para fazer qualquer comparação no que tange à qualidade, organização e respeito ao torcedor, ao público que compra ingressos e comparece aos estádios.

Agora a justiça brasileira deu mais uma prova de que estamos sempre regredindo. Após ser punido pelo STJ, o Vasco da Gama conseguiu efeito suspensivo em segunda instância, cassando a decisão do Ministério Público de manter o estádio São Januário interditado.

O que a imprensa nacional e mundial viu, no clássico do Vasco contra o Flamengo, foi o pior dos absurdos, e até as cabines de imprensa foram invadidas. Com a decisão do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, o Vasco não poderia realizar seus jogos no estádio até que fossem tomadas todas as providências para garantir a segurança de todos no local.

Diante da nova decisão, o Vasco retomará os seus jogos em São Januário no dia 9 de setembro, contra o Grêmio, e depois contra a Chapecoense, mas sem público, com ainda está determinado.

O brasileiro tem mania de copiar muitas coisas do exterior, mas aquilo que é rigoroso é deixado de lado. E vamos caminhando com uma desorganização incrível, que só traz prejuízos ao futebol. O Vasco não é a única equipe punida e logo em seguida perdoada, várias outras já foram, e o processo é o mesmo. Vários jogadores já foram punidos, e a história é a mesma.

Sabemos que os conflitos e as mortes vão continuar ocorrendo nos estádios do país. Já tivemos casos de torcedores assassinados sem que nenhuma providência fosse tomada, as tragédias brasileiras são sempre esquecidas.

Na Inglaterra, em 1989, houve uma grande tragédia no Estádio Hillsborough, durante um confronto entre Liverpool e Nottingham Forest, quando 96 torcedores morreram pisoteados e 766 ficaram feridos. Este foi o ponto de partida, para que o futebol inglês tivesse um recomeço. Mas infelizmente, no Brasil isto não irá acontecer, estaremos sempre reféns dos torcedores marginais, aguardarmos o próximo capítulo sangrento do futebol.

LEMBRANÇAS
Um dos bons jogadores que vimos em ação no Vale do Aço, e que ainda está ativo nas categorias super máster, é o vigoroso volante Lalado, que construiu uma grande história pessoal no Canaã, que foi o único ou um dos poucos clubes de sua história no futebol.
[email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário